Conheça o elenco do Treze para 2024

O elenco do Treze para 2024 é comandado pelo técnico William De Mattia. O Jornal da Paraíba apresenta abaixo a lista de jogadores que, no momento, compõem o grupo de do Galo para a disputa da temporada. A lista é atualizada à medida que o clube divulga oficialmente uma nova saída ou uma nova chegada.

Treze vai disputar quatro competições em 2024 (Foto: Daniel Vieira/Treze)

Elenco do Treze para 2024:

Goleiros

 Igor Rayan: chegou ao Galo para o Paraibano 2023 como segundo goleiro, mas ganhou espaço após a lesão do até então titular, Gabriel Barbosa. Fazendo grandes atuações, principalmente no Clássico Tradição, contra o Botafogo-PB, Rayan se firmou na titularidade. Pelo Galo foram 11 jogos disputados em 2023, no estadual.

Weide Andrade: o arqueiro, de 32 anos, defendeu as cores do Iporá na Série D do Brasileirão de 2023. Mas, o seu último clube mesmo foi o Goiatuba.

Nayan: aos 23 anos, Nayan vai reforçar a meta trezeana em 2024. Jogador estava no Real Noroesta-ES.

Laterais-direito

Bruno Ferreira: paulista, Bruno, de 29 anos, foi revelado pela Portuguesa, no início da década passada. Após boas aparições nas categorias de base, foi promovido em 2014 para o time titular da Lusa, onde disputou seis partidas. Do Canindé, migrou para São Januário, onde compôs a equipe Sub-20 do Vasco até 2015, quando foi promovido ao time principal.

Guilherme Lucena: reforço do Galo, Guilherme Lucena foi uma peça importante no elenco do Sousa nesta temporada. No Dino desde o começo da temporada, ele participou de toda a campanha que terminou com o vice-campeonato do Paraibano. Ele permaneceu no clube sertanejo até o fim da participação da equipe na Série D do Campeonato Brasileiro.

Zagueiros

Paulo Júnior: destaque na base, Paulo Júnior foi promovido aos profissionais em 2024.

Pedrão: formado na base do Flamengo de Arcoverde, Pedrão, de 23 anos, passou ainda por Confiança, Caruaru City, Decisão, Sergipe, Porto-PE, Penapolense e Sport.

Rafael Castro: formado na base do Corinthians, o zagueiro acumulou passagens por Chapecoense, Brasil de Pelotas e Santa Cruz. Seu último time foi o Mixto, do Mato Grosso.

Jan Pieter: defensor acumula passagens por alguns times do futebol nordestino, a exemplo de Itabaiana, Coruripe, CSE, CSA e América-RN. Na Paraíba, o jogador passou pelo Botafogo-PB, em 2021, mas não chegou a entrar em campo. Um outro time paraibano defendido pelo atacante foi o Atlético-PB, onde ele atuou em sete jogos, em 2022. Tem 24 anos.

Luiz Fernando: com 33 anos, zagueiro chega do Manaus e é um dos reforços do Galo para dar experiência ao setor defensivo.

Laterais-esquerdo

Higor: o jogador, de 28 anos, tem uma passagem expressiva pelo futebol das regiões Sudeste e Sul do Brasil. Ele já atuou por clubes como Lajeadense, Novo Hamburgo, Comercial-SP, Camboriú e Rio Branco-PR. Seu último clube foi o Resende, onde disputou 21 jogos na temporada 2023.

Saimon: observado de perto por De Mattia, o lateral-esquerdo Saimon, da base, foi um dos jogadores do celeiro galista promovidos para o profissional.

Rubens Carvalho: jogador estava no Andraus-PR e vai reforçar o Galo na temporada de 2024. Ala tem 25 anos.

Volantes

Edmundo: mais um que fez parte da conquista do Paraibano 2023, Edmundo foi peça-chave de De Mattia e jogará no Galo novamente.

Juninho: O jogador, de 24 anos, tem uma vasta passagem pelo futebol do Rio Grande do Norte, onde atuou por Santa Cruz-RN, Palmeira do Agreste e pelo América-RN, clube onde ele estava até ser emprestado para o Sergipe. Na temporada 2023, o atleta atuou 20 partidas.

Matheus Chaves: aos 25 anos, o volante já tem vasto currículo no futebol brasileiro. Em 2023, defendeu as cores do Anapolina, do Itabuna e do Galícia.

Gabriel Feitosa: jogador da base tem 20 anos e vai integrar o elenco principal.

Roberto: com a camisa do Treze, Roberto atuou em 12 dos 13 jogos do time no Campeonato Paraibano, sendo um dos jogadores com mais minutagem no elenco campeão estadual, e agora retorna ao Galo.

Meias

Léo Cereja: o meia Léo Cereja, que estava no Nacional de Patos, é mais um nome garantido no elenco do Galo da Borborema para o ano de 2024. O jogador vestiu a camisa do Canário do Sertão em 17 oportunidades e marcou dois gols, sendo um dos atletas com mais minutagem no elenco do Naça na disputa do Brasileirão.

Rickelme: aos 22 anos, o meia, que já é conhecido no futebol paraibano, por ser cria da base do Confiança-PB, além de ter defendido o São Paulo Crystal, estava no Flamengo de Arcoverde.

Alex Sandre: aos 27 anos, jogador estava no Resende, do Rio de Janeiro, e chega ao Galo para assumir a função de camisa 10 do time.

Pedro Júnior: atleta fez a base no CSP, no Atlhletic-MG e no Treze. Aos 19 anos, vai estar no elenco principal.

Atacantes

Lucas Mineiro: aos 24 anos, Lucas Mineiro fez seis jogos pelo Galo no Paraibano 2023, sendo uma das peças importantes no elenco de De Mattia durante toda a trajetória do título.

Jonatha: formado na base do Alvinegro, o atacante estava no elenco sub-20 do Galo da Borborema.

Pedro Júnior: destaque da participação do Alvinegro na última edição do Campeonato Paraibano Sub-20, Pedro Júnior tem apenas 19 anos e foi promovido para o profissional.

Vitão: depois do título estadual da Paraíba pelo Treze, o atacante de 24 anos defendeu o Anápolis de Goiás e o Nação de Santa Catarina. Ele deve desembarcar em Campina Grande por volta do dia primeiro de dezembro, quando deve começar a pré-temporada do Galo.

Xandy: mais um que volta ao clube depois de conquistar a taça do estadual de 2023. Aos, 22 anos, jogador estava na Portuguesa, e retorna para a temporada de 2024.

Will Viana: com muita rodagem por clubes do interior de São Paulo, Will Viana acumula em seu portfólio passagens por Ferroviária, Portuguesa, Juventus-SP e Santo André, este último onde disputou a última edição do Campeonato Paulista e da Série D do Campeonato Brasileiro. Tendo por característica a velocidade e as jogadas individuais, o jovem de 24 anos chega para ser uma boa opção para o setor ofensivo do Galo.

Di Maria: atacante de 24 anos com apelido de craque argentino, revelado pelo Americano-RJ, e que disputou a temporada passada pelo Novo Hamburgo.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Médicos e enfermeiros da rede de urgência e emergência de João Pessoa participam de capacitação

Área pediátrica

Médicos e enfermeiros da rede de urgência e emergência de João Pessoa participam de capacitação


31/01/2024 |
21:00 |
47

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (31), uma capacitação sobre urgências pediátricas, o PALS – PediatricAdvanced Life Support, tendo como público-alvo médicos e enfermeiros da Rede Municipal. Participam do curso profissionais das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal Santa Isabel.  

Segundo a coordenação da Rede de Urgência e Emergência (RUE) de João Pessoa, o objetivo da iniciativa foi promover um nivelamento entre os profissionais, contribuindo para o crescimento e a melhoria do serviço prestado aos pacientes.  

“A partir do momento que o paciente procura uma UPA ou um hospital da nossa rede, aquela primeira assistência é a mais importante, pois vai definir a evolução do prognóstico. Hoje estamos fazendo uma capacitação em urgências pediátricas, que conta com médicos instrutores do PALS, que é um curso americano e está sendo disponibilizado aos nossos profissionais”, destacou Lídia Holanda, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência de João Pessoa.  

Para o instrutor Jonh Morais, coordenador do Núcleo de Urgência e Emergência da RUE, os profissionais são treinados para vivenciar diversos cenários clínicos. “No curso, os profissionais passam por várias situações, visando ter mais segurança no atendimento prestado, aprimorando e fazendo com que esses profissionais estejam baseados nas melhores evidências científicas de atendimento”, afirmou.  

Curso – O PALS (PediatricAdvanced Life Support) é destinado aos profissionais da área de saúde responsáveis por iniciar e direcionar o suporte avançado de vida, passando pelo suporte básico até a estabilização e transporte de uma emergência pediátrica, tanto em ambiente intra como extra-hospitalar.

Cartaxo, Cida e o risco de ‘ganhar e não levar’

Mais uma vez o PT de João Pessoa caminha para uma disputa fraticida. Assim como aconteceu em 2020, o partido reluta em chegar a um consenso sobre a sucessão na Capital. E não falo sobre o processo de disputa interna, próprio da legenda e que a diferencia dos demais partidos.

A referência, aqui, transborda o roteiro protocolar seguido internamente.

Há hoje dentro do PT pessoense um grupo que trabalha para que a legenda não tenha candidatura própria competitiva em outubro; apoiando por aderência o projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (Progressistas).

Uma posição equivocada, não externada claro, ou encoberta com o verniz de apoio à pré-candidatura da deputada Cida Ramos.

A verdade é que muitos petistas não confiam no ex-prefeito Luciano Cartaxo. Dizem que há um projeto pessoal, e não de partido. Temem que o enredo histórico dele, na legenda – quando trocou o PT pelo PSD/PV no momento mais crítico do petismo – possa se repetir.

Embora seja um bom quadro do partido, Cida está distante de ter o potencial eleitoral de seu principal adversário interno (Cartaxo). E é natural que isso ocorra, diante do capital político construído pelo ex-gestor em 8 anos à frente do município.

Ainda assim, a deputada tem recebido apoios. Hoje agrupamentos da CNB PT PB declararam, em nota, que querem tê-la como candidata. Em resposta ao movimento, Cartaxo abriu as maçanetas do gabinete da presidência nacional do partido, reunindo-se com Gleisi Hoffmann.

A definição do embate interno só deverá ter um desfecho no início de março, mas no fim das contas já é possível fazer um prognóstico: o PT pessoense está diante da possibilidade de ter uma candidatura pouco competitiva, com Cida Ramos; ou uma chapa esvaziada – com Cartaxo.

E isso é ruim para um partido que ocupa hoje a Presidência da República, tem tempo de TV e recursos, militância e bons nomes. Se houvesse um pouco mais de visão política, pragmática mesmo, a realidade poderia ser outra.

O PT de João Pessoa sofre hoje com um trauma do passado. O risco de ‘ganhar e não levar’ após o pleito. No fundo, essa é a tese que provoca aversão em alguns petistas, diante da possibilidade de uma candidatura de Cartaxo. 

A grande questão é que a política, apesar de não ser uma ciência exata como a matemática, é às vezes movida por cálculos. E dentro da atual engenharia o candidato Cartaxo é mais competitivo e reúne mais chances de ir adiante.

Se jogar às chamas a candidatura do ex-prefeito o PT conseguirá fugir dos riscos do passado, mas assumirá um outro encargo: o de não ser protagonista do pleito e ficar a reboque de outras legendas. Notadamente, do Progressistas de Cícero Lucena e do PSB de João Azevedo.

Cícero Lucena destaca programa da Anatel para melhorias nos sinais 4G e 5G na Capital em evento com ministro das Comunicações

João Pessoa e cidades da região metropolitana começaram a receber, a partir desta quarta-feira (31), a Blitz telefonia móvel, um programa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para medir e vistoriar a qualidade dos sinais 4G e 5G em todo país. O objetivo é produzir, com base nos testes em 20 pontos, um diagnóstico dos serviços e propor melhorias junto às operadoras que atuam no segmento. Durante o evento, que aconteceu em Intermares, Cabedelo, com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o prefeito Cícero Lucena disse que vai apresentar locais da Capital para serem verificados e ainda elogiou a operação que pode, segundo o gestor, solucionar problemas enfrentados pelos usuários.  

“Muito bom estar vendo a presença do ministro das Comunicações, no sentido de estar em loco, vindo nas cidades, identificando os serviços de entrega da internet, o seu nível de qualidade, daquilo que o consumidor está pagando, se está efetivamente recebendo, quer seja para o seu lazer, quer seja para estudar e trabalhar. Isso quem ganha é a sociedade brasileira”, afirmou o prefeito durante solenidade, que também foi prestigiada por parlamentares paraibanos do Congresso Nacional.  

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que a Blitz telefonia móvel nasceu do anseio da população por um serviço de qualidade, que já pautou discussões em assembleias, câmaras e até a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades. Ele adiantou que uma equipe técnica estará atuando nos próximos dias, fazendo aferições, que irão produzir um diagnóstico do cenário real dos serviços das operadoras na região metropolitana da Capital. Haverá cobrança por melhorias, com prazos estabelecidos.  

“O que a gente quer é entregar um serviço de qualidade a população. Sabemos que é importante a cobertura, a qualidade dos serviços da telefonia móvel na vida das pessoas, seja para se comunicar, seja para resolver um problema de saúde, para estudar, ler, serviços de governo. Hoje, uma série de situações que você resolve pelo celular, que é um instrumento presente na vida de mais de 90% da população. Então, justamente por conta dessa importância, que iniciamos essa blitz, para poder buscar a melhor prestação de serviços”, afirmou o ministro, que ainda explicou quais são os parâmetros considerados ideias na cobertura dos serviços de telefonia.  

“A qualidade, a velocidade mínima do 4G é de 10 megabits por segundo, o 5G de 100 megabits por segundo. Dentro de uma área de cobertura, que antes era de 80%, nós estabelecemos para 95%. Ou seja, ampliamos o grau de percentual para que tenhamos mais efetividade e estabelecemos prazos concretos dentro da portaria ministerial. Realizamos a blitz, com prazo para a Anatel apresentar um relatório do que foi diagnosticado junto ao Ministério, as operadoras serão notificadas e, após a notificação, elas terão um prazo para nos responder, dizendo quais os encaminhamentos serão dados para solucionar todos os problemas”, explicou.  

A Blitz telefonia já passou por Maranhão e Mato Grosso. A Paraíba é o terceiro estado de um projeto que vai percorrer todo o país. Além de João Pessoa, serão verificados a qualidade do sinal de telefonia em Cabedelo, Bayeux e Santa Rita. “São regiões e áreas onde tivemos mais queixas da qualidade de sinal. Então, a gente faz primeiro um diagnóstico detalhado, que demora cerca de um mês para fazer análise. Uma semana aqui na cidade, mais um tempo fazendo análise dos dados, aí depois tem um tempo que a gente mandar os resultados para as prestadoras, para elas prestarem conta das questões que foram avaliadas, que são problemas ou oportunidade de melhoria”, explicou o secretário nacional de Telecomunicações, Hermano Barros Tercius.

Nasce o filho de Rebeca Abravanel e Alexandre Pato; nome é revelado

Por MRNews

Nasce o 13º neto de Silvio Santos, fruto da união de Rebeca Abravanel e Alexandre Pato

No dia 12 de janeiro de 2024, a família de Silvio Santos celebrou a chegada de mais um membro, Benjamin, filho de Rebeca Abravanel e Alexandre Pato. O nascimento ocorreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, conforme anunciado pela assessoria da apresentadora nesta quarta-feira.

Benjamin é o primeiro filho de Rebeca Abravanel, que revelou a notícia da gravidez em meados de agosto. A confirmação de que seria um menino veio em novembro, durante uma participação ao vivo no Teleton. O nome escolhido, Benjamin, é uma escolha comum entre pessoas judias, fazendo referência a um dos filhos de Jacó. Silvio Santos, avô do bebê, é judeu.

Apesar da alegria evidente na família, até o momento desta publicação, o casal não se pronunciou nas redes sociais sobre o nascimento de Benjamin, embora tenham compartilhado diversos momentos da gestação anteriormente.

Alexandre Pato, atualmente sem clube desde sua saída do São Paulo no final do ano, enfrenta especulações sobre seu futuro no futebol. Há rumores de que ele poderia ingressar no SBT, emissora onde sua esposa, Rebeca Abravanel, é conhecida por apresentar o programa Roda a Roda.

O jogador e a apresentadora devem compartilhar em breve a felicidade do nascimento de Benjamin nas redes sociais. Silvio Santos, agora com 13 netos, celebra mais um capítulo de alegria na sua numerosa família.

Com carreiras distintas, enquanto Pato aguarda propostas de clubes interessados e decide sobre seu futuro no futebol, Rebeca Abravanel continua brilhando como apresentadora no SBT. A expectativa em relação ao próximo capítulo dessa história familiar só aumenta, mantendo os fãs ansiosos por atualizações sobre a vida do casal e do recém-nascido Benjamin.

 

Fátima Bernardes: Revelações sobre seu Passado Matrimonial

Por jornaldelimeira.com.br

Fátima Bernardes, renomada apresentadora brasileira, conquistou o público com seu carisma no programa *Encontro*. Antes desse sucesso, porém, revela-se um casamento secreto prévio a sua união com William Bonner.

Antes de sua longa parceria com Bonner, Fátima foi brevemente casada com o engenheiro carioca Marcelo Carvalho em 1987, ano de sua entrada na Rede Globo. Esse matrimônio durou menos de um ano, supostamente encerrado devido ao envolvimento de Bonner, que viria a se tornar seu segundo esposo após um divórcio rápido.

O casal Bonner-Bernardes compartilhou 26 anos juntos, gerando trigêmeos. Após a separação, William permanece no comando do *Jornal Nacional*, enquanto Fátima trilhou novos caminhos com seu próprio programa.

Fica evidente que, apesar do turbilhão nos relacionamentos, Fátima Bernardes mantém seu status de ícone televisivo, atualmente em um relacionamento sério com um parceiro mais jovem. Essa jornada pessoal e profissional continua a cativar a atenção do público brasileiro.

Reviravoltas e emoções: Casamento de José Inocêncio e Maria Santa agita Renascer

Introdução: No episódio de Renascer em 30 de janeiro, a trama toma um rumo surpreendente com o retorno de José Inocêncio à vida, causando choque e emoção entre os personagens. O casamento com Maria Santa promete ser um evento marcante, repleto de reviravoltas.

Desenvolvimento:

  • A revelação da sobrevivência de José Inocêncio provoca intensas emoções, especialmente em Maria Santa, que celebra o “milagre” presenciado.
  • O retorno do fazendeiro deixa Nena em desespero, enquanto a descoberta dos corpos de Belarmino e Firmino adiciona tensão à trama.
  • Jacutinga impõe uma condição intrigante a José Inocêncio, relacionada à permanência de Maria Santa em seu estabelecimento.
  • O fazendeiro convence Nena a vender a fazenda de Belarmino, consolidando sua presença e tornando-se um dos maiores produtores de cacau na região de Ilhéus.
  • O casamento, celebrado pelo Padre Santo, é marcado por uma ausência notável de convidados na vila, indicando surpresas e reviravoltas.

Conclusão: O casamento de José Inocêncio e Maria Santa promete ser um marco na trama de Renascer, com reviravoltas inesperadas e emoções à flor da pele. Os próximos capítulos prometem manter os telespectadores ansiosos por mais revelações e reviravoltas nesta envolvente novela das nove da Globo.

PB tem números baixos de dengue em janeiro, mas municípios não atualizam dados

A Paraíba apresentou uma baixa incidência de dengue neste mês de janeiro. O dado é do Boletim Epidemiológico de Arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) nesta quinta-feira (31). No entanto, o próprio boletim alerta que 179 dos 223 municípios não apresentaram os dados sobre a doença, o que pode sinalizar uma possível subnotificação de casos. 

Segundo os números, a taxa de incidência de casos prováveis de dengue em janeiro de 2024 foi de 5,99 por 100 mil habitantes, considerada baixa. Dentre os municípios com registros, apenas Bayeux possui incidência média e nenhum possui classificação alta (acima de 300 casos por 100 mil habitantes)

Na Paraíba, 56 casos de dengue foram confirmados. Foi notificado 1 caso de dengue grave e 2 mortes que seguem em investigação. Já nos dados registrados do vírus da chikungunya, houve a confirmação de 24 casos e nenhuma morte. Nenhum caso do zika vírus foi registrado.

Segundo Talita Tavares, Gerente Executiva da Vigilância Estadual em Saúde, a Saúde estadual vem trabalhando desde dezembro de 2023 em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba) (Cosems-PB) em ações de prevenção. O objetivo é a conscientização da população para que a taxa de incidência de casos de dengue e de outras arboviroses como a chikungunya e a zika se mantenham em constante redução.

Hospital Municipal Santa Isabel firma cooperação com policlínicas para assistência a pacientes bariátricos

A cirurgia bariátrica impacta bastante na rotina dos pacientes e, além dos cuidados da parte física, requer cuidados com a saúde mental, onde é fundamental o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Para ampliar a assistência prestada aos pacientes nessas áreas, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) assinou, nesta quarta-feira (31), um Termo de Cooperação com a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  

A partir de agora, as Policlínicas do Cristo e Mandacaru, que integram a rede de atenção especializada, passam a atender pacientes do Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do HMSI que necessitarem de acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. O termo de cooperação foi assinado pela diretora-geral do HMSI, Adriana Lobão; pela diretora de Atenção à Saúde da Capital, Aline Grisi; e pelas diretoras das policlínicas do Cristo, Fátima Miranda, e de Mandacaru, Geralda Rodrigues.  

A diretora de Atenção à Saúde da Capital, Aline Grisi, destacou a importância da parceria, principalmente por agregar mais qualidade de vida aos pacientes bariátricos. “Após a cirurgia, eles vão ter esse acompanhamento psicológico e psiquiátrico, que é fundamental. Qualquer tipo de cirurgia requer um cuidado e, dependendo do tipo de cirurgia ou paciente, ele necessita de um cuidado no bem-estar. E a mente é um deles”, disse.  

O cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, que coordena o Serviço de Cirurgia Bariátrica do HMSI, ressaltou que a pactuação vai ser essencial para ampliar a assistência oferecida aos pacientes. “Ao trabalhar em conjunto com as equipes dessas policlínicas, a gente vai conseguir referenciar os nossos pacientes para seguir o seu acompanhamento psicológico a médio e longo prazo, e nós vamos poder receber o maior número de pacientes para iniciar o seu cuidado no programa”, afirmou.  

A diretora da Policlínica de Mandacaru, Geralda Rodrigues, destacou que atender bem o usuário, ofertando mais serviços, é o foco da rede municipal de saúde. “Nós somos uma rede de saúde e quando essa rede interage para o bem maior, que é o usuário, isso é formidável. Quando fomos convidados para participar desse serviço, dessa dinâmica, a policlínica imediatamente se prontificou para fazer a parceria. O nosso foco é atender bem o usuário, para que ele tenha uma satisfação bem próxima dos 100%”, disse.

Fátima Miranda, diretora da Policlínica do Cristo, também elogiou a união de esforços em torno dos pacientes bariátricos. “É de grande importância essa parceria. As unidades estão se unindo, de forma a agregar mais serviços para melhorar o cuidado com a saúde mental dos pacientes bariátricos”, destacou.   Também participaram da reunião de assinatura do termo de cooperação o médico Pedro Henrique, superintendente hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde; e Ricardo Dellane, coordenador de Gestão de Pessoas do Hospital Municipal Santa Isabel.

Lista de espera do Sisu 2024 tem prazo de inscrições aberto

O prazo de inscrições para a lista de espera do Sisu  2024 (Sistema de Seleção Unificada) começou nesta quarta-feira (31), mesma data em que o resultado do programa foi divulgado. Os interessados devem mostrar interesse nessa opção por meio do Portal de Acesso Único, em https://acessounico.mec.gov.br/sisu até 7 de fevereiro.

Com a mudança para uma edição por ano, a seleção oferecerá de uma só vez as vagas para entradas no primeiro e no segundo semestre, de acordo com o calendário de cada instituição.

Vagas do Sisu 2024 na Paraíba

As universidades públicas da Paraíba vão oferecer, juntas, 21.673 vagas para cursos superiores nesta edição do Sisu. Veja abaixo a oferta de cada instituição:

  • Universidade Federal da Paraíba:  7.750 mil
  • Universidade Federal de Campina Grande: 4.645 vagas
  • Universidade Estadual da Paraíba: 3.129
  • Instituto Federal da Paraíba: 3.290

Cronograma do Sisu 2024

  • Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
  • Resultado da chamada regular: 31 de janeiro de 2024
  • Matrículas: 2 a 7 de janeiro de 2024
  • Manifestar interesse na lista de espera: de 31 de janeiro a 7 de fevereiro
  • Resultado da lista de espera: definidas por cada universidade
Central de aulas da UEPB, em Campina Grande. Foto: Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba/Arquivo

Dependendo do resultado ou da lista de espera do Sisu 2024, Prouni pode ser opção

As inscrições no Prouni 2024 (Programa Universidade para Todos) ficam abertas até o dia 1º de fevereiro. Os interessados podem se inscrever no Portal de Acesso Único. O login no sistema deve feito por meio do gov.br, com CPF e senha.

Por meio do Programa Universidade para Todos, o Governo Federal oferece bolsas de estudos integrais e parciais (de 50%) em universidades da rede particular.

O resultado da primeira chamada vai ser divulgado em 6 de fevereiro. Já o da segunda, no dia 27 do mesmo mês. O candidato que não for selecionado nelas, pode manifestar interesse na lista de espera entre 14 e 15 de março.

Para se inscrever, o primeiro passo é indicar até duas opções de curso e apontar e universidade e turno em que quer estudar. Elas devem ficar organizadas por ordem de preferência.

Depois, é necessário apontar se quer vai concorrer na modalidade de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas.

Por último, é preciso monitorar todos os dias a nota de corte para os cursos que escolheu.

O sistema da seleção vai reconhecer como válida a última opção marcada no Portal de Acesso Único.

Quem ficar dentro da nota de corte até o fim das inscrições ficará com o status de “pré-selecionado”. Isso significa que a vaga está reservada, mas o candidato ainda precisa comprovar as informações que deu na inscrição. E caso uma turma não seja formada, o estudante perderá a vaga.

Calendário do Prouni 2024

  • Inscrições no Prouni 2024: 29 de janeiro a 1º de fevereiro
  • Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Resultado da segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
  • Resultado da lista de espera: 18 de março

Moradorores do Residencial Vista Alegre participam de piquenique em Barra de Gramame

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), encerrou, nesta quarta-feira (31), a Colônia de Férias promovida para os moradores dos residenciais construídos pelo Programa Habitacional do Município. O encontro – um grande piquenique – aconteceu na praia de Barra de Gramame para as crianças e adolescentes do Residencial Vista Alegre, em Colinas do Sul.

A Colônia de Férias da Habitação iniciou na primeira semana de janeiro. Nesta quinta-feira (1º), os moradores do Residencial Vista do Verde, no Bairro das Indústrias, participarão do encerramento das atividades com uma programação cultural e um cineminha com a exibição de um filme educativo.

“Quando nós criamos a Colônia de Férias para atender as famílias que moram nos Residenciais Vista Alegre e Vista do Verde, não tínhamos ideia da abrangência da nossa proposta e da receptividade por parte dos moradores e hoje reunimos as crianças e os jovens que estão de férias, mas temos a adesão das mães e dos responsáveis que também participaram das atividades”. O comentário é da secretária de Habitação Socorro Gadelha, adiantando que durante quatro semanas foram desenvolvidas atividades dentro dos residenciais e também externas como: os passeios ao Parque Arruda Câmara (a Bica), e viagem de trem e a visita a fortaleza de Santa Catarina e hoje o piquenique na praia de barra de Gramame.

Socorro Gadelha lembrou que o trabalho é coordenado pela Equipe técnica da Secretaria de Habitação que elaborou uma programação bem diversificada, unindo atividades esportivas e brincadeiras, a recreação e lazer, agregando a tudo isso valores e informações sobre a história dos lugares visitados.

“O passeio de trem e a visita a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, foi acompanhada por um Guia de Turismo, que é um servidor que faz parte da equipe e tem formação nessa área de turismo. Ele mostrou a importância do transporte ferroviário e os episódios da história da Paraíba que envolvem a fortaleza e também vamos levar um cineminha para o Residencial Vista do Verde, com a exibição de um filme educativo para despertar os jovens para a busca do conhecimento”, ressaltou.

O secretário executivo de Habitação, Beto Pirulito, disse que a Colônia de Férias da Habitação também é um momento de integração entre as pessoas, já que todos moram no mesmo residencial e são vizinhos. “A Colônia de Férias da Habitação ocupa o tempo das crianças e dos jovens e, também, envolve as mães que vão acompanhar os filhos e participam das atividades e isso é muito bom. Nós estamos cuidando dessas famílias, oferecendo a elas mais qualidade de vida como é da vontade do Prefeito Cícero Lucena, que tem um olhar diferenciado para o setor de habitação, porque sabe que uma moradia muda a vida de uma família inteira e fortalece a economia na região onde o residencial fica localizado”, destacou.

O professor e integrante da equipe técnica e social da Semhab, Berg Senna, explicou que o encerramento das atividades da colônia com um piquenique na praia de Barra de Gramame, foi um pedido feito pelos moradores, que se mobilizaram organizaram tudo com o monitoramento das crianças brincando, muita água e no um lanche com muitas frutas e sucos. “Para nós é motivo de grande satisfação saber que estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas, por isso eu agradeço as mães que sempre estão presentes acompanhando os filhos e também participando das brincadeiras”, comentou.

Dona Josineide Silva é mãe de um garoto autista, o Ronald de onze anos. Ela disse que sente uma evolução no comportamento do filho quando ele participa das atividades oferecidas pelos técnicos da Semhab, deixando ele mais sociável e interagindo com as pessoas.

Outras mães que também participaram da colônia, dona Helena Ercília, Joelma Mota e Eliza Ferreira disseram que todas as atividades foram interessantes, mas que o piquenique na Praia de Barra de Gramame foi muito especial e vai marcar as férias de 2024, e agradecem a Semhab e a Prefeitura de João Pessoa pelo carinho e pela dedicação com que tem tratado os moradores do Residencial Vista Alegre.

prefeitura doa terreno para expansão do Hospital Universitário

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (UB), assinou ontem um termo de doação de um terreno para o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). A área fica ao lado do HUAC e será utilizada para a expansão da unidade, com ênfase no atendimento oncológico.

O terreno tem 3.507 m2. O objetivo da direção é transformar o hospital de Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unicom) em Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

“Nós entendemos a importância do hospital, não apenas para a gestão e para Campina Grande, mas para toda a Paraíba”, assinalou Bruno, ao assinar o termo.

“O terreno vai ajudar a melhorar, significativamente, a nossa estrutura e possibilitar ampliarmos nossos serviços”, adiantou a superintendente do HUAC, médica Paula Maia.

Na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Artur Chioro, estará assinando a ordem de serviço para a ala pediátrica e oncopediátrica, farmácia e lactário.