PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

PB tem números baixos de dengue em janeiro, mas municípios não atualizam dados

A Paraíba apresentou uma baixa incidência de dengue neste mês de janeiro. O dado é do Boletim Epidemiológico de Arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) nesta quinta-feira (31). No entanto, o próprio boletim alerta que 179 dos 223 municípios não apresentaram os dados sobre a doença, o que pode sinalizar uma possível subnotificação de casos. 

Segundo os números, a taxa de incidência de casos prováveis de dengue em janeiro de 2024 foi de 5,99 por 100 mil habitantes, considerada baixa. Dentre os municípios com registros, apenas Bayeux possui incidência média e nenhum possui classificação alta (acima de 300 casos por 100 mil habitantes)

Na Paraíba, 56 casos de dengue foram confirmados. Foi notificado 1 caso de dengue grave e 2 mortes que seguem em investigação. Já nos dados registrados do vírus da chikungunya, houve a confirmação de 24 casos e nenhuma morte. Nenhum caso do zika vírus foi registrado.

Segundo Talita Tavares, Gerente Executiva da Vigilância Estadual em Saúde, a Saúde estadual vem trabalhando desde dezembro de 2023 em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba) (Cosems-PB) em ações de prevenção. O objetivo é a conscientização da população para que a taxa de incidência de casos de dengue e de outras arboviroses como a chikungunya e a zika se mantenham em constante redução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *