PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Conheça o panorama das startups de comunicação e entretenimento no Brasil


Compartilhe

Não há como negar que as startups vêm transformando o mundo dos negócios. Sobretudo, nos últimos quatro ou cinco anos, por suas ideias disruptivas, inovadoras e que promovem mudanças significativas na forma como as pessoas se relacionam conquistaram os holofotes. Para se ter uma ideia, o ano de 2021 foi histórico para o venture capital no Brasil. Segundo a consultoria Distrito, as startups brasileiras receberam investimento de aproximadamente R$ 53 bilhões, feitos em 779 aportes. Isso representa um crescimento de 165% frente ao ano anterior.

Em 2023, o cenário promete novo fôlego. Frente a mais de 12 mil startups no país, segundo levantamento da Cortex, plataforma de inteligência de vendas B2B, o setor de comunicação e entretenimento vem galgando posições rumo ao infinito e além. Não à toa, as startups focadas na área de mídia são vistas como uma das poucas agentes com condições de trazer contribuições significativas ao ecossistema informativo, atraindo cada vez mais a atenção de investidores e dos meios de comunicação estabelecidos.

Atualmente, o Brasil é um dos principais centros de startups de comunicação, marketing e entretenimento no mundo. Isso se deve grande parte à audiência, que antes era centralizada nas mãos de grandes veículos, e hoje é pulverizada e nichada. Nesse contexto, a sociedade vive diante do mundo dos influenciadores, dos geradores de conteúdo, dos creators. As startups, então, começaram a entender que precisavam capturar de um jeito muito mais interessante e atual essa audiência. Como ela se comunica? O que consome? Onde está?

Afinal, a verba de mídia precisa ser muito mais bem-investida nos tempos atuais.

Assim, com sua reinvenção suportada pelas startups, o mercado de comunicação em geral tem previsão de faturamento até 2030 de mais de US$ 38 bilhões em incremento.

A era da aceleração digital e dos novos hábitos dos consumidores não se trata mais sobre o on-line ou o off-line, mas sim sobre o on-life, ou o conceito omnichannel, como as abordagens mais recentes estão trazendo. Vide o Big Brother Brasil. O que o público conversa fora da casa mais vigiada do país impacta o que vai para a internet e o que acontece no próprio reality show, gerando influenciadores e formadores de opinião quase instantaneamente.

Diante de todo esse contexto, fica ainda mais nítido e fácil mencionar os benefícios e os diferenciais das startups do setor de comunicação e entretenimento para o ecossistema envolvido. Com essas empresas inovadoras é possível, por exemplo, conquistar maior assertividade baseada em dados. As startups vêm focando em trazer a cultura data driven para o mercado de comunicação como um todo, conseguindo capturar uma massa gigantesca de dados, analisar, entender e a partir daí tomar decisões.

A segunda característica vantajosa é a diversificação de audiências. Trata-se de um segmento com audiências cada vez mais específicas, qualificadas. Ainda tem a ver com números, mas muito mais com a qualidade desses números.

Por fim, a tecnologia que essas organizações vêm desenvolvendo permite uma espécie de personalização em massa. Na prática, corresponde à entrega de conteúdo nichado para múltiplas audiências que formam uma audiência ainda maior. A partir do conhecimento dos dados, é possível alcançar desde a entrega de conteúdo até as ações de publicidade e propaganda e de merchandising e afins de maneira muito mais certeira.

Fato é que o setor em questão não vai passar por uma evolução, já está passando. A comunicação sempre foi parte muito importante na economia moderna e vai continuar sendo. Quem adentrar esse universo para dar o próximo passo de desenvolvimento e transformações vai certamente sair na frente. Afinal, no fim do dia, nós somos seres que se comunicam, que necessitam de conexões e consomem conteúdos e entretenimentos mil.

*João Silva é CEO da Aduela Ventures, Primeira corporate venture builder no segmento de comunicação e entretenimento no Brasil.

Camila Esposte

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

Novidades do mundo universitário: novo Campus e atividades físicas gratuitas

Nordeste é a região com maior intenção de compra de imóveis do mercado nacional

Quatro em cada dez moradores dos estados da região estão em busca de um novo imóvel

Especialista explica como traçar estratégias para inscrição do SiSU

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023) acontecem até 24 de fevereiro

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter