Projeto de revitalização do Açude Novo vai demolir metade do Terminal de Integração
O projeto de revitalização do Parque Evaldo Cruz – o Açude Novo – e construção de um túnel interligando a área ao Parque do Povo deverá promover mudanças em um dos principais equipamentos públicos de Campina Grande: o Terminal de Integração de passageiros, inaugurado pelo hoje senador e na época prefeito Veneziano Vital (MDB), em 2008.
Pelo projeto, a parte do terminal mais próxima do Museu de Arte Assis Chateaubriand, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Cultura, será demolida.
Ficará de pé somente a outra metade, mais distante do Evaldo Cruz.
Ao Blog o secretário de Obras de Campina Grande, Joab Machado, disse que a prefeitura pretende preservar as características históricas da área e estuda utilizar a estrutura que será retirada em outro local.
Pelo que o Blog apurou o senador Veneziano Vital, que construiu o Terminal em sua gestão, foi informado e não apresentou objeções às mudanças.
O sistema de transporte público de Campina Grande é de Integração Temporal, no qual os passageiros podem integrar em qualquer ponto da cidade. Em 2008, quando o Terminal foi construído, havia a necessidade de passar pelo local para integrar.
Andamento da obra
Desde que foi iniciado o projeto tem sido alvo de questionamentos. Um deles sobre a derrubada de árvores do Evaldo Cruz. Depois por conta de modificações no remanejamento de tubulações da Cagepa.
Por conta das tubulações a prefeitura precisou realinhar o projeto e precisará ter a aprovação da Cagepa para promover o remanejamento. Conforme o Estado não haverá empecilhos.
As ações de revitalização e construção do túnel no Açude Novo estão estimadas em R$ 30 milhões. O cronograma de obras é de 18 meses.