Retratos Fantasmas é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024
O filme “Retratos Fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024. A decisão foi divulgada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais nesta terça (12).
LEIA MAIS:
“Retratos Fantasmas” concorria com outros cinco longas, que tinham sido pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais entre 28 filmes brasileiros. Os filmes que concocerram com Retratos Fantasmas foram:
- Estranho Caminho, dirigido por Guto Parente e produzido pela Tardo Filmes;
- Noites Alienígenas, dirigido por Sergio Carvalho e produzido pela Saci Filmes;
- Nosso Sonho, dirigido por Eduardo Albergaria e produzido pela Urca Filmes;
- Pedágio, dirigido por Carolina Markowicz e produzido pela Biônica Filmes;
- Urubus, dirigido por Claudio Borrelli e produzido pela Killers Filmes.
Em nota, a presidente da comissão de seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Ilda Santiago, diz que:
“Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e qualidade dos filmes nos levou a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”.
Retratos Fantasmas no Oscar
O longa ter sido escolhido como o representante brasileiro ao Oscar não significa que o filme terá uma indicação garantida ao Oscar 2024.
Cada país indica um filme como representante para a disputa. O Oscar analisa essas indicações e faz uma pré-seleção, que será anunciada no dia 21 de dezembro.
O anúncio oficial dos filmes, que realmente, vão concorrer ao Oscar 2024 está previsto para acontecer no dia 23 de janeiro de 2024. E, o Oscar irá ocorrer no dia 10 de março de 2024.
Sobre Retratos Fantasmas
O longa-metragem conta a história do centro de Recife, no século 20, a partir das salas de cinema que movimentaram a população e ditavam seus comportamentos.
Sobre Kleber Mendonça
Contando com Retratos Fantasmas, essa é a segunda vez que Kleber tem um filme seu escolhido para representar o Brasil no Oscar.
A primeira indicação ocorreu quando a Academia Brasileira de Cinema selecionou O Som ao Redor para a mas o filme acabou ficando de fora da lista divulgada pelo Oscar.
Kleber também é conhecido por dirigir os filmes Bacurau (2019) e Aquarios (2016).