Crianças com microcefalia atendidas no Centro de Doenças Raras recebem cadeiras de banho adaptadas
O dia começou em festa para nove crianças atendidas pelo Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras (CRMDR) da Prefeitura de João Pessoa. Os pequenos foram contemplados com cadeiras de banho adaptadas para pessoas com microcefalia, o que permitirá mais conforto e qualidade de vida para as crianças e seus cuidadores.
Os equipamentos foram doados pela Vara de Execução de Penas Alternativas e Custódias (Vepa) da Capital, a partir de parcerias com a Prefeitura de João Pessoa e a Associação Paraibana de Doenças Raras (Aspador). A entrega das cadeiras aconteceu nesta quarta-feira (30) durante evento realizado na sede da Aspador, no bairro Castelo Branco, com a presença do vice-prefeito Leo Bezerra.
Na ocasião, Leo Bezerra destacou a importância de humanizar a assistência oferecida dentro dos serviços públicos de saúde. “Acredito que o nosso compromisso é, cada vez mais, com a humanização. Assumimos uma Prefeitura que estava com a saúde sucateada e abandonada, mas temos buscado trabalhar com seriedade, responsabilidade e respeito às pessoas, entendendo a realidade de cada um e transformando vidas com ações concretas”, afirmou.
Uma das beneficiadas foi a pequena Maria Ester, de 9 anos, que a partir de agora poderá tomar banho de forma mais adequada às suas necessidades. “Ela vai ter um banho de qualidade, porque é uma cadeira adaptada ao que ela precisa. Além de que é mais qualidade e menos trabalho para nós, como mães e cuidadoras deles. Então é mais tranquilidade e segurança para nossos filhos”, disse Jaiane Pires, mãe de Maria Ester.
Para a diretora geral do Centro de Doenças Raras, Saionara Araújo, as cadeiras adaptadas proporcionam um cuidado mais qualificado. “Elas oferecem às mães conforto e segurança para dar banho em seus filhos com dignidade. Por serem reclináveis, com estrutura que permite até a posição deitada, garantem mais estabilidade e bem-estar para as crianças”, pontuou. Ainda nesta quarta-feira (30), foram entregues duas cadeiras de rodas e duas cadeiras de banho normais.
Serviço – Inaugurado em 2022, o Centro de Doenças Raras já realizou mais de 12 mil atendimentos. Atualmente, 481 pacientes são atendidos no CRMDR e acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas, assim como demais áreas da saúde como enfermagem, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia, terapia ocupacional, educação física e serviço social.
O Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras está localizado na Rua Esmeraldo Gomes Vieira, n° 362, no bairro dos Bancários. Para agendamentos e outras informações, é possível entrar em contato com o Centro através do número 3213-7620.