PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

a reação de deputados paraibanos a veto sobre número de parlamentares

Presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto / Foto: divulgação. (Foto: Divulgação)

Parlamentares reagiram negativamente, nesta quinta-feira (17), ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que decidiu vetar o projeto que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531.

A decisão deve impactar a representação legislativa da Paraíba, que deve perder dois deputados federais em Brasília. A decisão também impacta a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que perderá 6 deputados.

Em entrevista à CBN João Pessoa, nesta quinta-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), defendeu a derrubada do veto.

Segundo Galdino, a Paraíba seria impactada com a perda de R$ 200 milhões em recursos. “Vamos perder representatividade e recursos, investimentos anuais através de emendas parlamentares. Nosso posicionamento é pela derrubada do veto”, disse.

Em resposta à CBN, o deputado federal Wellington Roberto classificou como “humilhante” a decisão do presidente Lula, demonstrando insatisfação com o governo. Um dos motivos para o veto seria o alerta feito pela equipe econômica sobre o impacto orçamentário.

Apesar da insatisfação com o veto, informações de bastidores dão conta de que não haverá tempo para derrubada da medida.

Cabo Gilberto defende veto

Também em entrevista à CBN, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) defendeu o veto e disse que, se a matéria vier a ser apreciada pelos deputados, ele votará a favor da manutenção do veto.

Gilberto foi o único deputado da Paraíba a votar contra o aumento do número de deputados federais. Na avaliação dele, a matéria sequer deveria ter sido analisada pelos parlamentares, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal (STF). “É uma matéria cara para mim, é um voto de convicção”, afirmou.