PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Defesa Civil intensifica monitoramento após alerta de acumulado de chuvas na Capital

Trabalho preventivo

Defesa Civil intensifica monitoramento após alerta de acumulado de chuvas na Capital

18/01/2023 | 15:55 | 6

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) intensificou o monitoramento das áreas de risco após o alerta de acumulado de chuvas emitido nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o comunicado, há possibilidade de chuvas na Capital entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta vale até as 20h desta quarta-feira.

Nas últimas 24 horas, o bairro com maior registro de chuvas foi Grotão, com 40,8 mm, seguido do Cuiá (38,8 mm) e do Cristo (32,2 mm). Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Kelson Chaves, apesar do alerta, o órgão não recebeu chamados até o momento e isso se deve ao cronograma de trabalho preventivo que vem sendo realizado, como a limpeza e desassoreamento de rios, entre outras ações para evitar transtornos às comunidades ribeirinhas da Capital.

“As chuvas de verão sempre merecem atenção, por isso reforçamos o monitoramento nas áreas de risco, mas estamos tranquilos, pois não há registro de ocorrências. Seguimos com nosso cronograma de trabalho e nossas máquinas continuam operando nos trechos dos rios, dando prioridade aos que temos conhecimento como sendo mais vulneráveis e oferecem maiores riscos”, afirmou Kelson Chaves.

Ele ressalta que, em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil Municipal pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885.

Atuação – A Defesa Civil Municipal está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas, além de realizar visitas e vistorias periódicas nos locais de risco que monitora.

Volume de chuvas nas últimas 24 horas (Até 14h34 desta quarta)

Grotão: 40,8mm

Cuiá: 38,8mm

Cristo: 32,2mm

Manaíra: 15,8mm

Centro: 13,8mm

Tambauzinho: 9,2mm

Altiplano: 7,2mm

Fonte: Cemaden

  • Texto: Juneldo Moraes Edição: Felipe Silveira Fotografia: Kleide Teixeira (Arquivo)

  • Secretarias

    defesacivil

  • Tags

    alerta áreas de risco chuvas defesa civil inmet monitoramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *