Festival de Quadrilhas de João Pessoa começa neste domingo com série de shows
No bairro do Cristo
Festival de Quadrilhas de João Pessoa começa neste domingo com série de shows
07/06/2022 | 19:00 | 101
O XXVI Festival de Quadrilhas Juninas, realizado pela Liga das Quadrilhas com apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), acontece a partir deste domingo (12), no estacionamento do estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor. A programação promete muita animação porque, além das quadrilhas juninas, vai ter shows todas as noites da festa, que segue até a quinta-feira (16), sempre a partir das 19h.
O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, observou que este é o primeiro Festival de Quadrilhas depois de dois anos de pandemia de Covid-19. Por isso, a Prefeitura da Capital fez uma programação com a tradição das quadrilhas juninas que estão ensaiando há mais de um mês. As quadrilhas, conforme o diretor, trazem a representação simbólica do melhor da tradição junina do Nordeste.
“O Festival de Quadrilhas de João Pessoa está muito forte no sentido de fazer uma celebração da vida e da festa junina depois de todo esse tempo paralisado”, afirmou Marcus Alves, acrescentando que acompanhou semanalmente as apresentações das quadrilhas nos bairros durante o Pré-Junino, e o desempenho de cada uma mostra que seus integrantes têm se preparado com muita vontade e dedicação. A abertura do evento vai contar com a participação de Osmídio Neto e Felipe Alcântara.
Festival – O presidente da Liga das Quadrilhas de João Pessoa, Edson Pessoa, afirmou que é uma emoção muito forte que cada quadrilheiro está sentindo com esse retorno. “Estamos programando uma estrutura para as quadrilhas jamais vista em João Pessoa”, ressaltou. Ele afirmou que a Funjope e a Liga das Quadrilhas Juninas, com o suporte das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Comunicação (Secom), Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), estão proporcionando uma festa organizada para a população, inclusive com entrada disciplinada.
Emoção – Para conduzir a festa foram escalados dois apresentadores: Raymon Farias, que interpreta a Selminha Camburão, junto à Cia Paraibana de Comédia e a Trupe de Humor Pastoril Profano, e Daniel Muniz, educador social, professor de dança e poeta cordelista. Juntos, eles vão dar o ritmo do evento e garantem que a emoção já toma conta.
A dupla comandou a transmissão das lives do São João Virtual, realizado pela Funjope, em 2021, durante o período mais crítico da pandemia. O evento foi transmitido para todo o mundo. “Graças a Deus, teve uma boa repercussão. Não tem dinheiro no mundo que pague a emoção de estar sobre um palco apresentando. A ansiedade está a mil. Só temos a agradecer”, confessou o educador social.
Daniel Muniz faz parte de quadrilhas juninas há mais de 15 anos e afirma que poder apresentar para o público vai ser uma experiência única. Depois das quadrilhas juninas, a dupla vai capitanear os shows do São João Multicultural que acontecem de 21 a 24 de junho. “Não tenho palavras para descrever a emoção. Jamais imaginei apresentar bandas de nome nacional. É incrível”, completou Daniel.
Festival de quadrilhas – estacionamento do estádio Almeidão – 19h
12 – (Abertura) – Osmídio Neto e Felipe Alcântara
13 – Os Gonzagas e Felipe Santos
14 – Banda Torpedo e Vinícius Mendes
15 – Alberto Bakana e Os 3 do Nordeste
16 – Demétrio Elitizado e James Sousa
Quadrilhas juninas
12 – I Concurso de Rainhas, Casais de Noivos, Rainhas da Diversidade e Casais Juninos
Grupo A
13 – Flor do Mandacaru, Tiko Mia, Zé Monteiro, Sacode Poeira, Paraíba
14 – Botijinha, Só Risos, Fogueirinha, Sanfona Branca, Lageiro Seco
Grupo B
15 – Babado de Xita, Linda Flor do Sertão, Ubando, Lampião
16 – Xamego Caipira, Aconchego, Pindura Saia, Mangue Seco
São João – 19h – Lagoa
21 (Abertura) – Elba Ramalho, Ranniery Gomes, Banda Encantus e Swing Nordestino
22 – Bell Marques, Luka Bass, Berinho Lima e Forró Caçuá
23 – Matheus Fernandes, Brasas do Forró, João Lima e Os Filhos do Forró
24 – Nando Cordel, Mara Pavanelly, Israell Muniz e Fabrício Rodrigues
-
Texto: Lucilene Meireles Edição: Felipe Silveira Fotografia: Assessoria e Divulgação
-
Secretarias
funjope
-
Tags
Almeidão cristo Felipe Alcântara festival funjope osmídio neto quadrilhas shows