PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Resíduos de podas coletados pela Emlur são utilizados como adubo para plantio de árvores

Reaproveitamento

Resíduos de podas coletados pela Emlur são utilizados como adubo para plantio de árvores

08/10/2022 | 19:00 | 22

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolhe uma média de 850 toneladas de resíduos de podas de árvores, ao mês. Apenas no ano passado, foram coletadas 10.099 toneladas. O material é reaproveitado como adubo para o plantio de árvores nativas, na cidade, e para a recomposição de áreas do aterro sanitário, que recebe todos os resíduos sólidos recolhidos em João Pessoa.

O serviço de coleta de resíduos de podas de árvores ocorre de segunda-feira a sábado, contemplando todos os bairros da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) faz a poda das árvores e a Emlur recolhe os resíduos.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que o material orgânico é coletado por caminhões e levado ao aterro sanitário. “Parte deste material é conduzido da forma como coletado, em galhos. Outra parte já é triturada nos caminhões, sendo utilizada posteriormente como adubo para o plantio de novas árvores”.

Os resíduos de poda são usados para recomposição florestal das áreas de utilização do aterro sanitário. A parte dos resíduos que chega triturada é recolhida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Composto orgânico – Conforme o diretor de controle ambiental da Semam, Anderson Fontes, o material é misturado com outros elementos, a exemplo de restos de frutas e animais, e transformado em composto orgânico (adubo) para plantação de árvores nativas, como ipês amarelo, rosa, branco e roxo; pau-brasil, sibipiruna, jacarandá, pau-formiga, castanheira do Maranhão e castanha do Pará, entre outras espécies.

Os técnicos do Viveiro Florestal de Plantas Nativas, gerido pela Semam, produzem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Neste ano, eles distribuíram e plantaram mais de 10,7 mil mudas, que são entregues em eventos promovidos pela Prefeitura e outras instituições, e também plantadas pelos técnicos nas áreas públicas urbanas, a exemplos de praças, canteiros de ruas e avenidas, calçadas e escolas.

As mudas ainda são utilizadas na recuperação de espaços degradados. Os condomínios entregues à população pela Prefeitura também são contemplados com a ação ambiental.

O Viveiro Florestal está localizado na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, Valentina Figueiredo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Cada pessoa pode pegar até duas mudas de árvores e recebe ainda as orientações sobre a maneira correta de fazer o plantio.

  • Texto: Thadeu Rodrigues Edição: Katiana Ramos Fotografia: Carlos Nunes e Dayse Euzébio

  • Secretarias

    emlur

  • Tags

    Arborização coleta de resíduos emlur meio ambiente poda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *