PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

A última música dos Beatles é lançada 53 anos após o fim do grupo. Ouça aqui

Os Beatles se separaram em abril de 1970. Durante a década de 1970, muita gente esperou pela volta do grupo. Em dezembro de 1980, o assassinato de John Lennon acabou com essa expectativa.

Eu tinha 11 anos quando os Beatles se separaram e, na década de 1970, me perguntava se estaríamos ouvindo os discos deles por mais 10, 20 ou 30 anos. Bem, 53 anos se passaram, desde o fim do grupo, e, como milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, cá estou eu, nesse dois de novembro de 2023, sendo apresentado a mais uma canção dos Beatles. Dessa vez, chamada de a última música dos Beatles.

A história dessa última canção dos Beatles remonta à segunda metade da década de 1970. John Lennon compôs quatro músicas e gravou numa fita cassete. As canções eram Free as a Bird, Real Love, Grow Old With Me e Now and Then.

Em 1994, Yoko Ono, a viúva de John, entregou a fita a Paul McCartney, para que ele, George Harrison e Ringo Starr pudessem fazer alguma coisa com elas e inserir no projeto Anthology.

Paul, George e Ringo finalizaram Free as a Bird e Real Love a partir do original de John, e as novas canções dos Beatles abriram o volume 1 e o volume 2 dos álbuns Anthology. Mas a ideia de que o volume 3 trouxesse mais uma canção inédita foi abandonada.

Grow Old With Me já havia sido lançada, ainda que precariamente, em Milk and Honey, álbum póstumo de Lennon, e Now and Then não pôde ser recuperada com os recursos tecnológicos da época.

De todo modo, Paul, George e Ringo chegaram a trabalhar em cima da demo de Now and Then gravada por Lennon. George morreu em 2001, e, só agora, com a inteligência artificial, o original de John foi purificado. Adicionando a guitarra que George gravou em 1995, Paul e Ringo, então, finalizaram a música.

O cineasta Peter Jackson usou inteligência artificial quando se debruçou sobre os arquivos do projeto Get Back (depois Let It Be), de 1969, para realizar o extenso documentário Get Back, lançado em 2021.

Foi Jackson que isolou a voz de John na música I’ve Got a Feeling, para que Paul, em seus shows, fizesse um dueto com o antigo parceiro.

O trabalho do cineasta convenceu Paul McCartney e, em seguida, Ringo Starr, de que era possível finalizar Now and Then. A canção composta por John Lennon, trabalhada por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr e, agora, finalizada por Paul e Ringo, chegou às plataformas digitais nesse dois de novembro de 2023.

Now and Then está sendo apresentada ao mundo como a última música dos Beatles. Que seja. Os fãs precisam descansar. Ouça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *