PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Professora da UFPB lança livro sobre ditadura e direitos humanos

Lúcia Guerra, professora aposentada do Departamento de História da UFPB, lança livro sobre ditadura militar no Brasil. Divulgação

Lúcia Guerra, professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lança nesta terça-feira (30) o livro ‘Memória e Verade sobre a Ditadura’.

LEIA TAMBÉM:

A intenção do livro sobre a ditadura militar é reunir, em um só volume, artigos sobre violações de Direitos Humanos pelas ditaduras, tornando acessível esse conjunto de estudos resultantes das pesquisas de Lúcia Guerra como professora do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba.

A obra reúne artigos sobre a ditadura militar já lançados em outras publicações, alguns deles elaborados em parceria com colegas ou orientandos. Um deles, no entanto, é inédito em português: “Os Financiamentos Privados Internacionais às Ditaduras Militares na América Latina”, escrito em parceria com o professor Paulo Giovani Antonino Nunes, que foi originalmente publicado no livro “Memori di Repressione Resistenza e Solidarietà in Brasile e in America Latina”, lançado em 2013, na Itália, pela Fundação Lelio e Lisli Basso, de Roma.

De acordo com Lúcia Guerra, o verso “Raspando as cores para o mofo aparecer”, da canção “Ao que vai Nascer,” de Milton Nascimento e Fernando Brant, traduz o livro “Memória e Verdade sobre a Ditadura”, e por essa razão foi colocado como subtítulo da obra.

O lançamento acontece às 16h30, na Fundação Casa de José Américo, no bairro Cabo Branco.