PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

Polícia Penal da Paraíba amplia capacidade operacional com novo Atirador Designado formado pelo COpEsP — Governo da Paraíba

A Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) deu mais um passo importante em sua estratégia de modernização e qualificação profissional. Recentemente, o policial penal André Cirilo, membro da Força Tática Penitenciária, concluiu com êxito o 1º Curso de Atirador Designado Policial (CADP). A formação foi ministrada pelo Comando de Operações Especiais Policiais (COpEsP), através do Departamento de Instrução e Ensino Especial da Polícia Militar.

A especialização, que culminou em solenidade de encerramento no último dia 19 de dezembro, capacita a Polícia Penal para atuar com precisão técnica elevada em cenários complexos. Diferente de um atirador tradicional, o Atirador Designado (ou Designated Marksman) opera integrado às equipes de patrulhamento tático, oferecendo suporte imediato e garantindo a proteção da tropa e da população.

Com uma carga horária de 100 horas-aula , o curso abrange disciplinas como Balística, Tiro Tático, Identificação de Ameaças e Tomada de Decisão. O corpo docente foi formado por especialistas de elite, incluindo membros do GATE e do GEOSAC, garantindo o mais alto nível de instrução militar e policial. Sob o lema Observar, identificar e Proteger”, o curso padroniza procedimentos entre as forças de segurança do estado.

Para o Secretário João Alves (Seap-PB), a formação contínua é o pilar que sustenta uma instituição eficiente. “Nossa gestão entende que a tecnologia e os equipamentos são importantes, mas o corpo funcional é o alicerce da nossa instituição. O apoio à formação do Policial Cirilo demonstra o compromisso da SEAP em oferecer as melhores condições de treinamento para que nossos servidores possam responder com prontidão e responsabilidade técnica em defesa da sociedade paraibana”, destacou o secretário.

Segundo o policial penal André Cirilo, a conclusão do curso representa a realização de um desafio pessoal e uma entrega estratégica para a segurança pública: “Essa jornada foi marcada por desafios que exigiram disciplina e foco absoluto. Agradeço imensamente ao Secretário João Alves, ao Gerente Emerson Paz e a toda a SEAP pela confiança e incentivo. Sigo à disposição para aplicar esse conhecimento em prol da evolução da nossa Força Tática, garantindo que a Polícia Penal da Paraíba esteja sempre com o mais alto nível de excelência”, afirmou Cirilo.

O Papel Estratégico do ADP

A chegada de um Atirador Designado à Força Tática Penitenciária amplia significativamente a capacidade de resposta da instituição. Atuando em uma posição estratégica, o operador de ADP é essencial para a vigilância minuciosa e a intervenção de precisão em situações críticas dentro do sistema prisional e em operações especiais conjuntas.

______

Ascom-Seap/PB

Texto: Josy Gomes Murta

Fotos: Departamento de Instrução e Ensino Especial – PMPB