PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias do Seridó

Seap-PB e Projeto Esperança no Espaço participam da 11ª EXPOTEC com inovação e inclusão social — Governo da Paraíba

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) participa da 11ª edição da EXPOTEC, a maior feira de tecnologia da Região Nordeste, com o “Projeto Esperança no Espaço”, iniciativa que utiliza a astronomia como ferramenta de inclusão e ressocialização. Entre os dias 23 e 25 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa, o público poderá conhecer e interagir com telescópios construídos por reeducandos da Cadeia Pública de Esperança.

Com o tema “Tecnologias Emergentes: caminhos para o desenvolvimento com a soberania digital”, a 11° EXPOTEC tem o propósito de debater a Inteligência Artificial, discutir o impacto tecnológico em setores como saúde e educação, incentivar o diálogo e a democratização do acesso à informação, promover conexões entre instituições e fortalecer a economia digital brasileira.

O “Projeto Esperança no Espaço”, idealizado pelo policial penal Lindemberg Gonçalves Lima, leva ao público telescópios feitos por internos, reforçando a ciência como ferramenta de ressocialização. Neste ano, essa iniciativa chega à sua terceira participação na EXPOTEC, desta vez com o maior estande já montado.

Além do estande do projeto, haverá uma oficina intitulada “Radiotelescópio Bingo: Esperança no Espaço”, no dia 24/07. Das 9h às 18h, com intervalo para o almoço.

Com o apoio da Seap-PB e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES), o projeto apresenta na edição de 2025 novos modelos de telescópios, incluindo o primeiro protótipo de telescópio de 180 milímetros, fruto da parceria “Bingo: Esperança no Espaço”. A estimativa é de que o evento conte com a presença de cerca de 6 mil visitantes ao longo desses três dias, abrangendo a participação de estudantes, institutos federais, empresas de base tecnológica, instituições governamentais, o terceiro setor e a sociedade civil na totalidade.

Para o secretário João Alves, a parceria da Seap-PB com a SECTIES permite novas possibilidades no contexto da confecção de telescópios por parte dos reeducandos da cidade de Esperança, com o objetivo de promover a ressocialização e melhorar a vida dessas pessoas, afastando-as da criminalidade. 

O secretário Claudio Furtado (SECTIES), disse que o “Projeto Esperança no Espaço” é uma grande iniciativa de ressocialização no Brasil, pois além de possibilitar uma nova chance de trabalho e conhecimentos aos reeducandos, também oferece ao mercado profissionais aptos a fabricarem telescópios.

Para Lindemberg Lima, a participação do projeto na EXPOTEC pela terceira vez consecutiva é um marco importante e gratificante, uma forma de mostrar à sociedade que a ressocialização é possível e que os reeducandos podem ser reinseridos no contexto social de maneira digna e levando conhecimento científico à população.

Segundo João Rosas, gerente de Ressocialização, a participação do projeto na EXPOTEC é um momento de trazer inovação, novas alternativas e democratização do acesso à Astronomia, por meio de um projeto de reinserção social desenvolvido pela Seap-PB e que visa levar telescópios às escolas públicas da Paraíba.

Esperança no Espaço

O “Projeto Esperança no Espaço”, teve repercussão nacional e internacional, e foi premiado com o Prêmio LED – Luz na Educação, da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. Foi apresentado no Museu do Amanhã (RJ). Resultados que levam a iniciativa a se destacar como modelo de ressocialização, promovendo autoestima, conhecimento e protagonismo aos detentos envolvidos.

EXPOTEC

A EXPOTEC foi idealiza pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), e atualmente, é reconhecida como a maior feira de tecnologia do Nordeste. Anualmente, o evento reúne pesquisadores, estudantes, startups e instituições públicas e privadas para discutir inovação, ciência e inclusão digital.

Desde 2024, o Governo da Paraíba, parceiro do evento, atua também como co-realizador oficial por meio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).

Seap Paraíba

A presença da Seap-PB na EXPOTEC reafirma o compromisso do sistema penitenciário paraibano com ações de ressocialização inovadoras e transformadoras. O “Projeto Esperança no Espaço” se firma como exemplo de como ciência e educação podem mudar realidades — e agora convida o público da feira a olhar para o céu com novos olhos: através das lentes construídas por mãos que buscam recomeçar.

_______

Ascom-Seap/PB