CBF muda regulamento da 1ª fase, que terá pênaltis em caso de empate
A CBF alterou o regulamento da 1ª fase da Copa do Brasil 2025. A novidade é que os clubes visitantes não possuem mais a vantagem do empate no tempo regulamentar, ou seja, em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.
Até o ano passado, as equipes dos potes A, B, C e D (de melhor ranking) jogavam fora de casa e tinham o direito de empatar para seguir adiante. Foi assim durante as últimas oito edições do torneio.
A 2ª fase permanece com o mesmo formato dos anos anteriores. A partir da 3ª fase, os confrontos serão de ida e volta.
Os paraibanos na disputa da Copa do Brasil 2025 serão Sousa, atual campeão paraibano, e o Botafogo-PB, o último vice-campeão.
Ao todo, 80 clubes participarão da 1ª fase da Copa do Brasil 2025. A divisão dos potes da competição segue o posicionamento dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. O cruzamento dos grupos funciona da seguinte forma: A x E, B x F, C x G e D e H; confira abaixo.
Formato de disputa da Copa do Brasil 2025:
- Primeira fase: jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate: pênaltis. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.
- Segunda fase: também em jogo único, tendo o mando de campo da partida definido por sorteio. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis.
- Terceira fase: entram os 12 times previamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) mais as 20 equipes que passaram das duas primeiras fases. Sorteio define os confrontos, com jogos de ida e volta.
- Oitavas de final: jogos de ida e volta, com um sorteio entre os 16 classificados. Todos os clubes poderão se enfrentar.
- Quartas de final: partidas de ida e volta, e um sorteio entre os oito classificados para a formação dos duelos. Todos as equipes poderão se enfrentar.
- Semifinais e Final: duelos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate na soma dos placares das partidas, decisão nos pênaltis.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba