Governador anuncia reajuste linear de 5% para servidores e categorias reagem
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou nesta segunda-feira (15) que vai conceder reajuste linear de 5% para os servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas das administrações direta e indireta. Segundo o gestor, o reajuste também irá contemplar os servidores públicos inativos que não gozam de paridade.
Durante o programa semanal “Conversa com o Governador”, João Azevêdo disse que o valor fixado supera a alta da inflação do ano passado, que ficou em 4,62%.
O chefe do Executivo estadual também anunciou a incorporação de mais 20% da bolsa desempenho das Forças de Segurança e do Magistério.
O gestor também garantiu o pagamento do Piso Nacional do Magistério que ficou fixado em 3,62% pelo governo federal. O percentual de reajuste ainda contemplará os professores prestadores de serviço.
Além disso, ficou assegurado o reajuste do salário mínimo em R$ 1.412,00, também em conformidade com o valor anunciado pelo governo federal.
Segundo João Azevêdo, todos essas melhorias na remuneração dos servidores irão gerar um impacto superior a R$ 450 milhões na folha de pessoal em 2024.
Categorias reagem
Ao Conversa Política, o servidor Beethoven Silva, que representa as forças de segurança no Fórum de Servidores Estaduais, questionou o percentual anunciado pelo governo.
“O governador utilizou o índice da inflação desde ano como parâmetro, como referência. Mas “esqueceu” que não concedeu reajuste em janeiro de 2023. Considerando somente os últimos 24 meses, período que o servidor do executivo estadual não teve aumento, a inflação supera os 10%”, questionou.
O Fórum de Servidores Públicos da paraíba deve ser reunir ainda nesta segunda-feira para avaliar o percentual anunciado pelo governador. Na última sexta-feira (12) ele programaram um calendário de mobilização em defesa da data-base.
Segundo Wagner Lira, representante dos servidores da receita estadual no Fórum, disse que o próximo ato, agendado para a próxima quarta-feira (17), novamente no Centro Administrativo, está mantido.