Cinco surpresas no esporte paraibano em 2023
Já pensou em ver Luis Suárez, craque do futebol mundial, jogando contra uma equipe paraibana? Esse foi apenas um dos fatosos curiosos envolvendo o esporte paraibano em 2023.
Na retrospectiva do Jornal da Paraíba, relembre cinco surpresas envolvendo o esporte paraibano no ano que está chegando ao fim.
Relembre cinco surpresas no esporte paraibano em 2023
Campinense x Luis Suárez
A Copa do Brasil promoveu um dos encontros mais inusitados envolvendo o futebol paraibano. O Campinense, então bicampeão paraibano, encarou o Grêmio na primeira fase.
A equipe gaúcha foi para a temporada embalada pelo retorno à elite do Brasileirão e pela contratação de impacto: o atacante uruguaio Luis Suárez. O antigo craque de Liverpool e Barcelona entrou em campo e ajudou na vitória gremista por 2 a 0, com gols de Cristaldo e Ferreirinha.
+ Grêmio vence o Campinense em Brasília e avança na Copa do Brasil
O ponto negativo desse encontro surpreendente foi que a partida não aconteceu na Paraíba. É que a diretoria gremista vendeu o mando de campo, e o duelo aconteceu no Mané Garrincha, em Brasília.
Já pensou Luis Suárez jogando no Estádio Amigão, em Campina Grande? Bem, essa ficou para uma próxima.
Campinense eliminado da 1ª fase do Paraibano
O Campinense realmente teve um 2023 de muitas surpresas. Infelizmente para o torcedor, nem todas foram boas. Por exemplo, no Campeonato Paraibano, o então bicampeão foi mal.
A Raposa ingressou na temporada com muita expectitativa. Afinal de contas, ia para um ano disputar quatro competições: Paraibano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.
Só que em todas as competições, o Rubro-Negro acabou eliminado na primeira fase. No Campeonato Paraibano, a surpresa maior por não conseguir nem mesmo chegar aos jogos semifinais. Os classificados foram: Botafogo-PB, São Paulo Crystal, Sousa e Treze.
E para piorar tudo, o Campinense ainda amargou a sexta colocação, ficando atrás do Nacional de Patos. O fato é que 2023 realmente não foi o ano rubro-negro.
+ Campinense acumula três eliminações em 12 dias
Unifacisa quebra invencibilidade de Franca-SP
Manter uma invencibilidade é uma árdua missão. E fazer isso durante 46 jogos é quase que uma dinastia. Foi assim que Franca-SP chegou a fase de quartas de final do NBB 2022/2023. Só que o time paulista encarou o Basquete Unifacisa.
O jogo no Ginásio Pedrocão, em Franca, marcou uma das maiores vitórias do esporte paraibano. O Jacaré derrotou o time paulista por 100 a 91, quebrou a marca de um time que não perdia desde outubro de 2022 e abriu 1 a 0 na série.
+ Unifacisa vence no Pedrocão e encerra sequência de 46 vitórias do Franca na temporada
Ao fim da disputa melhor de sete, Franca-SP acabou levando a melhor e terminou o NBB como campeão. Mas a derrota para a Unifacisa deixou marcas, e a equipe paulista sofreu mais que o esperado no decorrer da competição.
João Pessoa Espectros eliminado da Conferência Nordeste
Uma das certezas de todo o ano era que o João Pessoa Espectros brilharia, mais uma vez, na Conferência Nordeste do Brasileiro de Futebol Americano. Só que 2023 trouxe uma surpresa desagradável.
O Exército Fantasma, como o time é conhecido, não conseguiu manter o ritmo dos últimos anos, acumulou duas derrotas na primeira fase, sendo uma para o arquirrival Recife Mariners, e foi eliminado da competição na semifinal da Conferência.
+ Mariners vence o Espectros e agora encara o Tritões na final da Conferência Nordeste da BFA
A queda foi justamente para o Mariners, a primeira derrota paraibana para o time de Pernambuco na fase de playoffs. A sequência de 11 títulos foi interrompida de forma dolorosa.
Circuito Mundial de vôlei de praia em João Pessoa
O ano ainda reservou um dos grandes eventos do esporte sendo disputado na capital paraibana. O Circuito Mundial de vôlei de praia teve uma etapa em João Pessoa.
O Elite 16 pousou em solo pessoense após idas e vindas da etapa do Circuito Brasileiro. A princípio, João Pessoa não sediaria uma edição neste ano, fato inédito. Só que uma reviravolta aconteceu, e a Paraíba voltou ao calendário.
+ Duda e Ana Patrícia viram contra Barbara e Carol e são campeãs em João Pessoa
Além da etapa nacional, os principais atletas da modalidade no mundo vieram para a capital disputar o Circuito Mundial. Foi um novembro fantástico para o esporte paraibano.
A etapa do Elite 16 na Paraíba foi vencida pela dupla do Brasil, Duda e Ana Patrícia, no feminino, e da Suécia, Ahaman e Hellvig, no masculino.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba