PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa realiza curso de gastronomia natalina

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abriu, nesta semana, a oportunidade para 80 mulheres participarem do curso de Gastronomia Natalina. O objetivo é estimular o ganho de uma renda extra em função da proximidade das festividades de final de ano. O curso e o material didático são gratuitos e as aulas estão sendo ministradas pela equipe da própria Sedes, na sala de capacitação do Banco de Alimentos, no bairro do Geisel.

Segundo a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Ivoneide Araújo, a maior parte das mulheres inscritas começa do ‘zero’ na prática da produção de receitas de bolo e cupcakes natalinos. “Esse curso foi pensado para pessoas que não têm renda alguma. Sabemos que muitas são provedoras do lar e necessitam ganhar uma renda extra. Elas estão adorando e querem poder desenvolver uma atividade para ajudar financeiramente nas despesas de casa e até se especializar e empreender”, explica.

É o caso de Verônica Carlos Fernandes, moradora do bairro Ernesto Geisel. “Nunca trabalhei com gastronomia natalina, mas estou empolgada. A situação financeira não esta fácil e vim aprender para ganhar um dinheirinho nesse Natal”, afirma. Maria da Luz, moradora do Bairro de Mangabeira, também está com boas expectativas. “Esse curso vai me ajudar muito para ampliar meus conhecimentos. Quanto mais aprender, melhor”, destacou.

São 80 vagas divididas em duas turmas, num total de oito horas de aula. A professora de confeitaria Leydyanne Crystinny explica que são repassadas informações sobre os materiais, a produção, recheios, decoração, medidas, além da parte de precificação, comercialização e noções básicas de como divulgar o trabalho nas redes sociais. “O objetivo é ofertar cursos e qualificar as participantes para a produção de bolos ou cupcake natalinos que possam ser comercializados gerando renda para essas participantes nesse período de festas”.

Segurança Alimentar – No primeiro semestre de 2023, as Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares de João Pessoa distribuíram 592.200 refeições. Também faz parte da cadeia de segurança alimentar o Banco de Alimentos, que distribui mais de 540 toneladas de alimentos para 95 instituições como ONGs, hospitais, associações comunitárias e entidades filantrópicas no município de João Pessoa.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *