PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa oferece prevenção e tratamento da sífilis na Rede Municipal de Saúde

A Prefeitura de João Pessoa oferece à população serviços de prevenção e tratamento da sífilis, Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que tem apresentado aumento no número de novos casos. No período de janeiro até agosto deste ano, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) do Ministério da Saúde registrou 617 casos de sífilis adquirida, o que corresponde a 77 novos casos mensais.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

De acordo com os dados registrados, a média mensal de casos notificados de sífilis adquirida no ano passado foi de 68, somando um total de 817 durante os 12 meses. Já em 2021, o número total foi de 664, com uma média de 55,3 ao mês, enquanto 2020 apresentou um total de 462, resultando numa média mensal de 38,5 novos casos.

“Os dados mostram que o número de casos de tem aumentado, mas a Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado a prevenção contra essa e outras ISTs por meio das equipes das Unidades de Saúde da Família, assim como oferece e incentiva o tratamento para as pessoas com sífilis na Atenção Básica, acompanhando de perto e de forma sigilosa o paciente infectado”, destacou a secretária municipal de Saúde, Janine Lucena.

Prevenção e tratamento – A Rede Municipal de Saúde oferta o tratamento com aplicação de penicilina para pessoas com sífilis nas Unidades de Saúde da Família (USF), assim como também ações de prevenção e realização de testes rápidos para a identificação desta e outras ISTs. Para ser atendido, o usuário deve se dirigir à sua USF de referência.

Além das USFs, o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA) também disponibiliza à população testes rápidos e ações de prevenção contra a sífilis. O local é referência no atendimento e acompanhamento às pessoas com ISTs no município de João Pessoa.

Para ter acesso ao atendimento, as pessoas devem se dirigir diretamente ao serviço, localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe (Avenida Alberto de Brito, 411, Jaguaribe). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Sífilis – É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). No estágio primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto (sífilis congênita), por isso, o uso correto e regular do preservativo é a medida mais importante de prevenção da doença. O acompanhamento da gestante e seu parceiro durante o pré-natal contribuem para o controle da sífilis congênita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *