Formação de Acolhimento reforça protagonismo estudantil nas escolas estaduais da Paraíba — Governo da Paraíba
A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil, está promovendo a Formação de Acolhimento voltada aos estudantes protagonistas e gestores em todas as regionais de educação contemplando escolas de ensino médio integral, parcial e EJA.
Os eventos formativos estão acontecendo desde o dia 27, e já passaram por Sousa, Patos, Campina Grande, Guarabira encerrando na próxima segunda-feira (02/2) na cidade de Bayeux (16ª GRE) reunindo estudantes e gestores, em uma programação com atividades formativas e dinâmicas voltadas à recepção dos novos estudantes da Rede Estadual, que iniciarão o ano letivo no próximo dia 10/2.
De acordo com Romário Farias, gerente operacional para a Promoção, Articulação e Mobilização Estudantil, a formação integra as ações do programa Geração Protagonista e tem como objetivo preparar os estudantes veteranos para liderarem o acolhimento dos novos estudantes nas escolas. “Esse é um processo formativo em que os jovens já vivenciam a rede estadual, conhecem os programas e retornam às suas escolas preparados para organizar, junto às equipes, a recepção dos novos estudantes”, conta Romário.
“Trabalhamos dinâmicas como o varal dos sonhos e a cápsula dos sonhos, fortalecendo a ideia de que nossas escolas são espaços acolhedores, onde os estudantes são ouvidos e apoiados desde o primeiro dia”, destacou o gerente, ressaltando ainda o alinhamento realizado com os gestores e a apresentação do calendário anual de ações de protagonismo estudantil.
Para os gestores que estão participando da formação, o encontro reforça o papel ativo dos estudantes na construção do ambiente escolar. Carla Daniela da Silva Miranda, gestora da Escola Estadual Frei Alberto, em Fagundes (15ª GRE), ressaltou que o protagonismo estudantil é um diferencial na gestão. “Os alunos abraçam esse papel e se sentem parte da construção da escola. Isso fortalece o compromisso, a responsabilidade e melhora o desempenho deles”, afirmou.
Já Maria Taís da Costa Sousa, gestora da ECIT Profa Maria Cecília de Castro, de Alcantil (15ª GRE), destacou a importância do acolhimento especialmente para os estudantes que ingressam no ensino integral. “É um momento de mudança e é fundamental que eles se sintam acolhidos. Esse trabalho traz benefícios claros para a educação, inclusive refletindo em resultados e no engajamento dos alunos em diferentes etapas da vida escolar”, completou.
Na visão das estudantes protagonistas, a formação contribui diretamente para a permanência e o bem-estar dos novos alunos na escola. Ana Clara, estudante da Escola Estadual Prof. Anésio Leão, em Campina Grande, destacou que o acolhimento gera confiança e pertencimento. “Quando os alunos se sentem bem recebidos, com esse calor humano, aumenta a vontade de continuar na escola”, afirmou. Já Maria Eduarda Ferreira de Sousa, da ECI Serveliano de Farias Castro, em Caraúbas, reforçou que acolher é dar voz aos estudantes. “Isso faz toda a diferença no desenvolvimento escolar. A gente se sente mais à vontade, aprende melhor e produz mais em sala de aula”, concluiu, deixando uma mensagem de incentivo aos que estão iniciando o ano letivo.