Big techs ‘abraçaram’ projeto político de Trump, diz Marcelo Lins em evento com Guga Chacra
Os jornalistas Marcelo Lins e Guga Chacra participaram de um evento, nesta sexta-feira (29), no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Durante o bate-papo, Marcelo falou sobre como as grandes empresas da tecnologia abraçaram o projeto político de Trump, mesmo possuindo ideais contrários à imagem que esssas big techs passavam anteriormente. Ele afirmou que esse apoio a Trump pode ter a ver com uma resistência a regulações.
“Não é para demonizar empresa alguma, mas é para entender que hoje em dia essas big techs abraçaram um projeto político também, porque viram nele a melhor forma de evitar, por exemplo, ter que se submeter a regulações específicas de países onde atuam, ou de blocos de países onde atuam”.
O evento ‘Poder do Saber’ é uma parceria da TV Cabo Branco e do Manaíra Shopping e discutiu aspectos importantes da geopolítica mundial e como isso afeta a economia brasileira.
Na ocasião, o jornalista Guga Chacra falou sobre os 20 anos em que vive nos Estados Unidos e como as noções de democracia e liberdade, ideais tão defendidos anteriormente no país, decaíram no governo Trump. “Claro que teve apoio a ditaduras ao longo da história, mas assim, dentro dos Estados Unidos era uma democracia, hoje o cenário está mudando muito claramente com o governo Trump tomando medidas contra instituições democráticas”.
A iniciativa propõe uma imersão no cenário global, com foco nas transformações políticas, econômicas e sociais que impactam o Brasil e o mundo. A proposta foi oferecer ao público convidado uma conversa com linguagem acessível e abordagem interativa.
Tarifaço de Trump
Outro assunto abordado pelos palestrantes foi o chamado “tarifaço” de Trump sobre produtos brasileiros. O jornalista Marcelo Lins explicou que com relação aos anos 2000, o Brasil aumentou o leque de países para os quais exporta produtos e, com isso, reduziu de 23% para 13% o percentual de exportações para os EUA. Marcelo destacou a importância do Brasil manter “portas abertas” com diferentes países e a fala do presidente Lula sobre reciprocidade.
“Eu torço, enquanto cidadão brasileiro, quero ver relações comerciais mais acertadas com o mundo todo, que isso seja uma coisa circunstancial, essa reciprocidade, porque temos todo o interesse em abrir mais o nosso mercado e ver o mercado americano mais aberto para a gente”.
Guga Chacra e Marcelo Lins
Guga Chacra é comentarista da GloboNews, da TV Globo, na cidade de Nova Iorque e da CBN, além de também escrever para o jornal O Globo. Ele é mestre em Relações Internacionais pela Columbia University. Antes do bate-papo, Guga falou sobre o assunto do evento, cada vez mais em alta.
Já Marcelo Lins é jornalista da GloboNews há mais de 20 anos, especializado em assuntos internacionais e autor do livro “Um longe de perto”.
O ‘Poder do Saber’ teve um formato inspirado no programa GloboNews Internacional e reuniu os dois jornalistas, conhecidos por suas análises aprofundadas sobre temas geopolíticos e de relações internacionais. O painel Conexões Globais: Desafios do Brasil no Tabuleiro Mundial aconteceu de forma presencial, em João Pessoa.