PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Bailarino da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa abre Festival Internacional de Joinville

O bailarino Gabriel Morais, integrante da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, participa, como convidado, nesta terça-feira (22), do 42º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, que acontece até o dia 2 de agosto. Ele abre a primeira noite competitiva do evento no qual conquistou, ano passado, o prêmio de melhor bailarino.

“É uma alegria grande constatar o sucesso dos nossos bailarinos e bailarinas em todos os festivais dos quais eles participam. Evidentemente, que esse convite ao Gabriel tem um elemento da sua individualidade, das suas conquistas, suas marcas expressivas em torno da dança, mas é significativo porque ele carrega a representação da nossa Companhia Municipal de Dança, que nós criamos em 2021, em plena pandemia e, desde então, vem colecionando uma história de sucesso”, avalia o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele observa que Gabriel, assim como todos os outros bailarinos, tem marcado a história da dança da Paraíba e agora do Brasil, o que é muito importante para todos que fazem a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa.

“O prefeito Cícero Lucena tem toda uma política de valorização da dança, tanto pela Companhia Municipal como pela formação na Educação, nas escolas municipais, porque mantemos aquele projeto da escola de dança Ballet Bolshoi. Então, a Companhia Municipal de Dança faz parte de toda uma política integrada que o prefeito construiu nestes últimos anos. Parabéns ao Gabriel e gostaria de dizer a toda a equipe da Companhia de Dança que ele nos representa, representa João Pessoa e a Paraíba de forma muito forte, criativa, com muita capacidade e potência na dança”, acrescenta.

Stella Paula Carvalho, coordenadora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, ressalta o avanço do trabalho. “A Companhia Municipal tem se destacado cada vez mais e o talento do nosso Gabriel é prova disso. Ele conquistou, mais uma vez, o prêmio de Melhor Bailarino no Festival Internacional de Goiás, reconhecimento que já havia recebido também no Festival de Joinville. E agora, retorna a Joinville como bailarino convidado, representando com orgulho a nossa arte”, observa.

Ela comenta que a trajetória da Companhia já soma grandes conquistas. “A Companhia segue brilhando: fomos convidados para abrir importantes festivais neste ano, incluindo Bonito e Fernando de Noronha. É um orgulho imenso ver tantas conquistas acontecendo. Nosso agradecimento especial à Funjope e à Prefeitura de João Pessoa por todo o apoio e parceria nessa caminhada de sucesso”, acrescenta a coordenadora.

Gabriel Morais afirma que a alegria por poder participar, mais uma vez, do Festival de Joinville, é imensa. “Eu fico muito feliz de participar novamente porque é outra oportunidade de subir no palco do maior festival de dança de Joinville e do mundo, representando a Companhia de Dança de João Pessoa e a Paraíba. Estou bastante animado e ansioso para dançar novamente naquele palco”, afirmou Gabriel Morais.

Mesmo já acostumado a se apresentar, ele afirmou que o nervosismo e a ansiedade são inevitáveis. “Sempre dá um frio na barriga porque é uma multidão na plateia, principalmente porque minha apresentação será na primeira noite competitiva”, pontua o bailarino. “Agora é o momento de me preparar para brilhar lá representando a Companhia e João Pessoa”, acrescenta.

O Festival de Dança de Joinville é reconhecido como o maior festival de dança do mundo em número de participantes pelo Guinness Book.

No início deste mês, Gabriel Morais foi eleito melhor bailarino no Festival Internacional de Dança de Goiás. O evento aconteceu em Goiânia, quando a Companhia de Dança de João Pessoa integrou a programação pelo segundo ano consecutivo. A bailarina Ana Maria Barroso também esteve na edição deste ano.

Já em 2024, a Companhia participou do mesmo festival com seis bailarinos que executaram oito coreografias, sendo premiada em todas. O Festival Internacional de Dança de Goiás 2025 é reconhecido não só pela sua excelência artística, mas, principalmente, pelas grandes oportunidades que oferece aos bailarinos participantes, tanto do Brasil quanto do exterior.