Maior evento de robótica e inteligência artificial do mundo é aberto com participação de alunos de João Pessoa
Os olhos do mundo da tecnologia estão voltados para Salvador, na Bahia, onde acontece, desta terça-feira (15) até o dia 21 de julho, a RoboCup 2025, maior evento internacional de robótica e inteligência artificial. E a Paraíba está sendo representada com orgulho por quatro equipes de estudantes da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, selecionadas por seus projetos inovadores e impacto social.
Com uma delegação composta por 15 integrantes, entre alunos e professores, custeados pela Prefeitura de João Pessoa, as equipes participam da competição mundial após uma jornada de destaque. Segundo Elisson Abreu, diretor do Departamento de Informática Escolar da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), as equipes conquistaram a vaga ao apresentarem seus projetos na Mostra Nacional de Robótica (MNR) durante a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2024. “Os trabalhos foram tão bem avaliados que receberam menção honrosa e, no início de 2025, foram contemplados com bolsas do CNPq para continuidade dos projetos”, destacou.
Essa é a primeira vez que quatro equipes simultâneas de João Pessoa participam da RoboCup, reforçando o avanço da rede municipal no uso da tecnologia educacional. “A participação dos nossos estudantes na RoboCup 2025 é uma conquista que mostra o potencial da educação pública. Eles estão vivenciando, na prática, o uso da robótica, programação e inovação, desenvolvendo habilidades para o futuro”, afirma Tiago Araújo, membro da coordenação da delegação.
Conheça os projetos representantes de João Pessoa:
Escola Municipal Luiz Vaz de Camões – E-book Digital: ferramenta tecnológica voltada à alfabetização de crianças.
Escola Municipal Índio Piragibe – Colete Inclusivo Inovador: dispositivo que facilita a comunicação de pessoas com deficiência.
Escola Santa Ângela – Amigo Guto: robô animatrônico com foco em inclusão e ludicidade no ambiente escolar.
Escola Municipal Augusto dos Anjos – Robô Monitorador de Corais: voltado à preservação ambiental, com foco na proteção de recifes de coral.
A RoboCup reúne estudantes, pesquisadores, entusiastas e empresas de diversos países em um ambiente de inovação, aprendizado e conexão. Além das competições, o evento oferece uma programação rica com mostras, workshops, palestras e exposições que promovem a integração entre academia, indústria e sociedade.
Experiência transformadora – Os depoimentos dos alunos refletem a dimensão transformadora da participação no evento. João Kevynn Trigueiro, 15 anos, da Escola Índio Piragibe revela: “Minha expectativa é que meu projeto funcione bem. A estrutura daqui é impecável. Vi projetos incríveis que nunca tinha imaginado. Estou adorando o evento”, disse.
Vinícius Gabriel, 8 anos, da Escola Luiz Vaz de Camões: “Está sendo uma experiência muito boa. Conheci um cachorro robô, um humanoide, e muitas pessoas novas. Um lugar maravilhoso, cheio de coisas fantásticas”.
Milena, 10 anos, da Escola Augusto dos Anjos: “É incrível. Tem gente de vários países. A estrutura do evento é impressionante”.
Bianca Hellen, 7º ano, da Escola Santa Ângela: “Vou guardar para sempre no meu coração. Está sendo uma honra participar da RoboCup 2025 e conhecer pessoas de tantos lugares”.
Tecnologia que transforma a educação – A presença da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa em um evento dessa magnitude comprova o compromisso com a inovação educacional e o incentivo ao protagonismo juvenil. Além de proporcionar novas experiências, a participação na RoboCup abre portas para parcerias, visibilidade nacional e internacional e aproxima a educação pública das transformações tecnológicas em curso no mundo.
Com a robótica e a inteligência artificial ganhando cada vez mais espaço em diversas áreas da sociedade, iniciativas como essa preparam os estudantes para o futuro, e mostram que, com investimento, dedicação e criatividade, a escola pública pode estar na vanguarda da inovação.