Governo do Estado participa de ação de sustentabilidade com MPPB em cinco municípios — Governo da Paraíba
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participa, com a realização de palestras educativas e doação de mudas, da programação da campanha Amigo da Natureza, iniciativa idealizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). A primeira ação ocorreu em Itabaiana e também serão realizadas atividades em Baía da Traição, João Pessoa, Carrapateira e Bananeiras.
A atividade em Itabaiana contou com uma palestra educativa e o plantio de mudas. A Semas atuará com a campanha em diversas regiões do estado, promovendo atividades educativas e ações de preservação ambiental, incluindo a distribuição de mudas e o incentivo à arborização.
A programação segue nos próximos dias. Nesta sexta-feira (18), haverá atividades em Baía da Traição. Na terça-feira (22), a ação contemplará os municípios de João Pessoa e Carrapateira. Na quinta-feira (24), a agenda será em Bananeiras.
De acordo com a secretária Rafaela Camaraense, a campanha busca fortalecer a educação ambiental e despertar o senso de responsabilidade da população para a proteção dos recursos naturais do estado, promovendo ações que incentivem o cuidado com a fauna e a flora locais.
A campanha Amigo da Natureza foi instituída por meio da Lei Estadual nº 13.428/2024, que a incluiu no calendário oficial do estado, de 20 a 22 de abril. A lei prevê o plantio de árvores nativas dos biomas locais, como a Mata Atlântica e a Caatinga, de forma planejada e monitorada, além de ações voltadas à educação, preservação e equilíbrio ambientais.
Amigo da Natureza – Idealizada pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAO-MA), a campanha conta com a parceria de diversos órgãos ambientais, como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba e secretarias municipais que aderiram à iniciativa.