PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Deus abençoe a América!

Foto/Reprodução.

Nesta terça-feira, 05 de novembro de 2024, os americanos vão às urnas eleger o novo presidente. Se vencer a democrata Kamala Harris, de 60 anos, pela primeira vez os Estados Unidos terão uma mulher na Casa Branca.

Se vencer o republicano Donald Trump, de 78 anos, os americanos devolverão a Casa Branca ao homem que atentou contra a democracia dos Estados Unidos. Ironia profunda no país que se considera a mais sólida democracia do mundo.

Kamala Harris ou Donald Trump? – pensando nos caminhos que a América (e o mundo) vai trilhar nos próximos quatro anos, a coluna de hoje compila, em 10 momentos, trechos do cancioneiro dos Estados Unidos guardados em nossa memória afetiva.

De uma canção ufanista de Irving Berlin a uma canção de protesto de Bob Dylan. Do lirismo de Paul Simon à ironia dos imigrantes de West Side Story. De Chuck Berry a Bruce Springsteen. De como eles cantaram a América tão democrática quanto racista.

“Eles todos saíram para procurar a América/Todos saíram para procurar a América/Todos saíram para procurar a América”America é uma canção de autoria de Paul Simon gravada na década de 1960 pela dupla Simon & Garfunkel.

“A vida pode ser brilhante na América/Se você puder lutar na América/A vida é boa na América/Se você for completamente branco”America é um dos temas do musical West Side Story, que fez sucesso no palcos e depois no cinema.

“Bem, eu estou tão feliz, estou vivendo nos Estados Unidos/Sim, estou tão feliz, estou vivendo nos Estados Unidos/Tudo o que você quiser, nós temos aqui nos Estados Unidos”Back in the USA é um dos sucessos de Chuck Berry, pioneiro do rock.

“Entrei numa pequena enrascada na cidade natal/Então eles colocaram um fuzil na minha mão/Me enviaram para uma terra estrangeira/Para ir e matar o homem amarelo/Eu nasci nos Estados Unidos” Born in the USA é um dos sucessos de Bruce Springsteen.

“Deus abençoe a América/Meu lar, doce lar/Deus abençoe a América/Deus abençoe a América/Deus abençoe a América”God Bless America é uma canção patriótica composta pelo judeu russo Irving Berlin, que viveu e morreu nos Estados Unidos.

“América! América!/Deus colocou a graça sobre ti/E coroou seus bens com a fraternidade/De um mar ao outro!”America, The Beautiful é uma canção patriótica do século XIX gravada por Frank Sinatra, Elvis Presley e Ray Charles.

“Viveremos em paz um dia/Querida, aqui em meu coração, sim, eu realmente creio/Que viveremos em paz um dia”We Shall Overcome, de Peter Seeger, se transformou num verdadeiro hino da luta pelos direitos civis nos anos 1960.

“Eu encontrei um homem que estava ferido no amor/Eu encontrei um outro homem que estava ferido em ódio/E é uma forte, é uma forte/E é uma forte chuva que vai cair”A Hard Rain’s A-gonna Fall é uma canção de Bob Dylan.

“Oh, diga se aquela bandeira estrelada ainda tremula/Sobre a terra dos livres e o lar dos bravos”The Star Spangled Banner é o Hino Nacional dos Estados Unidos.

“O que é América para mim/Um nome, um mapa ou uma bandeira que vejo/Uma certa palavra, democracia/O que é América para mim”The House I Live In é uma canção patriótica popularizada por Frank Sinatra.