Paraíba tem apenas 40% de público-alvo vacinado contra poliomielite
Apenas 40,16% do público-alvo da população na Paraíba se vacintou contra a poliomielite. A campanha no estado vai até o próximo domingo (30). Embora o estado ocupe o segundo lugar no ranking de vacinação no país, a Secretaria de Estado da Saúde alerta que a a cobertura vacinal ainda é insuficiente, se comparado à meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. No total, são 216.989 mil crianças a serem vacinadas no estado.
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 na Paraíba, na cidade de Sousa. Em 1994 o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023 o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas.
Quem deve se vacinar
A vacina contra poliomielite deve ser dada às crianças de um a menores de cinco anos, desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP. Aquelas menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).
As vacinas VIP e VOP são diferentes entre si. Embora as duas imunizem contra a Pólio, a VIP é injetável, com três cepas, poliovírus 1,2 3, feita apenas com partículas do vírus, enquanto a VOP, que é a de gotinhas, é feita com o vírus enfraquecido, com duas cepas, poliovírus 1 e 3.
O que é a poliomielite
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Mayara, a vacina é imprescindível para diminuir o risco de reintrodução da doença no país e no estado. “Estamos na reta final da campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Estado, por isso, reforçamos aqui o chamamento para que os pais e responsáveis compareçam à unidade de saúde mais próxima, para vacinarem as crianças menores de cinco anos. Dessa forma, estaremos protegendo este público dessa doença grave que acomete os membros inferiores de forma irreversível”, explicou.
Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais no estado, o Governo da Paraíba ampliou a Campanha de Vacinação contra a pólio até este domingo (30). Além disso, para garantir o acesso das crianças menores de cinco anos à vacinação, a SES promoveu, em parceria com os 223 municípios, entre os dias 10 e 14 de junho, a Semana de Vacinação contra a Poliomielite nas Escolas de ensino infantil e creches. Também são realizados em todo o estado, dias “D” de Mobilização contra a doença, com aplicação de mais de 22 mil doses do imunizante, ofertadas em mais de mil salas de vacinação.