PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Equipes de saúde da família fazem o chamamento da população para vacinação nos diversos serviços

Os profissionais que atuam na assistência da saúde da família seguem fazendo o alerta e convocando a população para atualização da caderneta, principalmente das crianças até cinco anos de idade e adolescentes. Além das vacinas das campanhas ativas, Covid-19 e Influenza, é importante a atenção para os demais imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunização, que são as vacinas de rotina.  

“Junto aos agentes de saúde da família, todas as equipes das unidades de saúde da família estão mobilizados para fazer essa busca ativa principalmente daqueles usuários que estão com as vacinas atrasadas, ou seja, não compareceram aos serviços de saúde na data programada para tomar uma nova dose ou algum reforço de vacina aprazada na caderneta”, informou Fernando Virgolino, enfermeiro responsável pela Seção de Imunização de João Pessoa.  

Durante o ‘Novembro Azul’, a mobilização é também para a proteção contra o HPV, disponível gratuitamente no SUS para os adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos (14 anos, 11 e 29 dias), além de homens e mulheres transplantados, pacientes oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.  

Todas as salas de vacinas estão promovendo a busca ativa e garantindo uma assistência integral e humanizada nesta terça-feira (21). A atualização da caderneta pode ser feita nas unidades de saúde da família, Policlínicas Municipais e o Centro de Imunização, no bairro da torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.  

A Prefeitura dispõe também de três pontos extras localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.  

Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso as vacina, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão SUS, que é um documento oficial do usuário aos serviços de saúde.  

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito. É necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (21): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *