PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Presidente da Câmara da Capital, Dinho mostra que é possível pensar ‘fora da caixa’

Vez por outra tenho visto críticas à atuação da Câmara de Vereadores de João Pessoa. Via de regra se diz que o Legislativo é muito ‘governista’, quase sem membros da oposição. E, de fato, isso é verdade. Mas também é fato que o presidente da Casa, vereador Dinho (Avante), tem tentado pensar a instituição para além dos quatro muros da Câmara.

Tempos atrás implementou a Câmara itinerante, que percorreu vários bairros da Capital para ouvir as demandas da população.

Agora tenta destravar algo importantíssimo: o centro comercial, ‘coração’ econômico da cidade. Espaço que há muito tempo está esquecido em João Pessoa.

Essa semana Dinho se reuniu com representantes de vários setores. Na pauta a apresentação de um plano, composto por quatro eixos, para impulsionar o fluxo de pessoas na área central e a economia local.

A iniciativa propõe, através de projeto de indicação, a implementação de uma zona azul progressiva. A ideia é que o consumidor que comprar itens no comércio central tenha descontos. O presidente também tem proposto algo semelhante com relação ao transporte público. Nesse caso, numa cooperação entre as empresas do sistema e o comércio.

Em paralelo se busca redução de impostos para o setor, no ISS e ICMS, e melhorias na segurança pública. 

A ação propositiva, buscando o diálogo com os demais setores da sociedade, precisa servir de exemplo para outros legislativos municipais. Atuando em um espaço curto, do ponto de vista das possibilidades legislativas, muitas câmaras acabam se tornando irrelevantes nas discussões dos problemas dos municípios.

Outras enveredam por debates de temas ideológicos, ou de costumes, que quase sempre não acrescentam em nada na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Na Capital, Dinho tem pensado ‘fora da caixa’. As propostas, apresentadas ao setor produtivo, constatam isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *