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Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) está promovendo um momento de vivência formativa com os profissionais das Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs). O encontro, que tem como tema ‘EMAI Café: boas práticas e protagonismo’, acontece na Escola Municipal Augusto dos Anjos e reúne diretores, coordenadores pedagógicos e administrativo-financeiros, professores, além de estudantes líderes de turma, jovens protagonistas e representantes do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro dessa iniciativa.  

O evento, realizado pela Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec (Degef), acontece nesta terça (26) e quarta-feira (27). “Esse é um momento de planejamento, de pensar no que foi feito e o que virá. É uma troca de experiências, com cada gestor expondo e relatando suas boas práticas. Isso tudo alinhado com nossos técnicos de gestão, que acompanham as 10 EMAIs, como também com o ICE, que vem com essa parceria trazendo toda a orientação e acompanhamento necessários para nossas Escolas Municipais Ativas Integrais”, disse a secretária executiva da Sedec, Luciana Dias.  

A supervisora do ICE, Renata Campos, responsável pela implantação do programa em João Pessoa, explicou que esse é um momento para refletir sobre os desafios vivenciados e projetar ações e soluções. “É um espaço de diálogo e interação que estimula a colaboração e a corresponsabilidade das equipes escolares que fazem parte das EMAIs. Além deste momento, temos também o Fórum de Protagonismo que acontece com a participação dos líderes de turma das escolas. Neste, conduzido pelos jovens protagonistas do ICE, são compartilhadas boas práticas de protagonismo entre os estudantes e um recado é repassado para as equipes gestoras ao final do evento”, disse.  

Lupércia Jeane Soares, diretora da EMAI Augusto dos Anjos, relatou a nova experiência que a unidade está vivenciando. “Importante ressaltar que a ampliação do tempo na escola favoreceu a aprendizagem dos nossos alunos. Nosso ensino integral foi interrompido pela pandemia e tínhamos apenas algumas turmas. Hoje temos um novo modelo de educação em tempo integral que atende todas as turmas. Nosso foco é na possibilidade de mais tempo de estudo. Constatamos a realidade e hoje temos mais tempo para atuar sob o processo de aprendizagem”, frisou.  

De acordo com o gestor do Programa de Implantação das Escolas Municipais Ativas Integrais, Clécio Francisco de Albuquerque Silva, o ‘EMAI Café’, além de ser um momento ímpar para refletir as boas práticas de gestão e protagonismo, permite a vivência dos valores, visão e missão do plano de ação da Sedec para a educação em tempo integral. “Estamos garantindo aos estudantes das EMAIs a oferta de uma educação integral que proporcione a excelência acadêmica, a formação para a vida e o desenvolvimento das competências para o século XXI, de maneira a formar indivíduos protagonistas, capazes de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea com autonomia, competência e solidariedade”, ressaltou.  

Unidades e alunos beneficiados – Em 2023, o modelo de educação em tempo integral foi implantado em 10 unidades de ensino da rede municipal em João Pessoa: Augusto dos Anjos, Radegundis Feitosa, Luiz Augusto Crispim, Paulo Freire, Celso Monteiro Furtado, Oscar de Castro, EMAI Severino Patrício, Leonel Brizola, Arnaldo de Barros Moreira e Duque de Caxias. Destas 10 escolas, a Leonel Brizola e a Celso Furtado tornaram-se unidades de referências para alunos surdos na rede. As Escolas Municipais Ativas Integrais atendem mais de 2.700 alunos nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

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