PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

quais as 3 ações previstas na região?

Uma assembleia-geral entre representantes do Consórcio Nordeste e Banco Mundial sinalizou um forte desejo da instituição financeira internacional em relação aos investimentos no Nordeste: energia limpa, água e saneamento, meio ambiente e conectividade. Um destaque foi o estímulo ao desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde.

A reunião entre Consórcio Nordeste e Banco Mundial aconteceu nesta segunda-feira (25) em Brasília-DF, quando foi assinado um memorando de entendimento entre as partes. O encontro contou com presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e representantes dos nove estados do Nordeste.

O Banco Mundial é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos e assistência financeira aos membros. Composto por cinco instituições, faz parte das Nações Unidas, apesar de atuar de forma independente.

Nordeste e Banco Mundial

A cooperação entre Consórcio Nordeste e Banco Mundial estabeleceu três ações de estímulo à economia verde na região:

  • Desenvolver mecanismos financeiros que permitam futuros projetos relacionados com hidrogênio de baixo teor de carbono e à preservação do bioma Caatinga;
  • Explorar eventuais oportunidades de projetos de energia solar, água e saneamento;
  • Promover a troca de experiências, conhecimentos e financiamento de infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, o desenvolvimento de plataformas digitais, melhores práticas em segurança cibernética e fomentar o desenvolvimento de habilidades digitais.

Banco Mundial, sobre o Nordeste

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, afirmou que a assinatura é um passo importante de uma caminhada que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável do Nordeste. “Para nós, do Banco Mundial, esperamos que a Região Nordeste do Brasil se torne um líder global deste desafio”, afirmou.

Consórcio Nordeste e Banco Mundial

O governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo (SB), falou do potencial do Nordeste para investimento na economia verde.

“Sabemos que a nossa Região pode ser a grande protagonista da produção de hidrogênio verde. É preciso que tudo isso aconteça de forma harmônica e regulamentada. Esse memorando permitirá a criação de ambiente propício para a fase de transição energética, com o compartilhamento de expertises”, avaliou.

Hidrogênio verde no Nordeste

Dentre os eixos de atuação estabelecidos no memorando entre Consórcio Nordeste e Banco Mundial estão a realização de projetos relacionados ao uso de hidrogênio de baixo teor de carbono, à distribuição de energia solar que permita o envolvimento de comunidades, bem como o desenvolvimento de ações relacionadas à água e saneamento. Também estão previstos o planejamento de atividades relacionadas à preservação do bioma da caatinga e o intercâmbio de experiências, conhecimento e financiamento da infraestrutura pública digital para a expansão da conectividade, de plataformas digitais, boas práticas de cibersegurança e habilidades digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *