PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Emlur amplia coleta domiciliar em áreas de difícil acesso com uso de triciclos de carga

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está ampliando a realização de coleta domiciliar de resíduos sólidos nas áreas de difícil acesso, onde não há passagem para os caminhões compactadores. O serviço é realizado com uso de triciclos de carga. Atualmente, 39 comunidades de João Pessoa são beneficiadas com a coleta mecanizada.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que há uma atenção em manter a limpeza urbana em toda João Pessoa. “Quando assumimos a gestão, a coleta era feita manualmente, mas não contemplava toda a demanda, portanto, fomos implantando a mecanizada para realizar o serviço adequadamente”.
De acordo com ele, os agentes de limpeza conduzem os triciclos e recolhem os resíduos em todas as comunidades. O descarte é feito nos contentores instalados em vias próximas, onde os caminhões compactadores podem acessar.

As comunidades atendidas pelo serviço são: Alto do céu, Mandacaru, Treze de Maio, Padre Zé, Bessa, Bairro São José, Bairro dos Ipês, Tancredo Neves, Altiplano, Castelo Branco, Portal do Sol, Penha, Seixas, Jacarapé, Costa do Sol, Vila da Pimenta, PB – 008, Paratibe, Valentina Figueiredo, Mussumagro e Barra de Gramame.

Ainda são beneficiadas as comunidades de Timbó, Rabo da Gata, Comunidade do U, Engenho Velho, Comunidade do Detran, Terminal da Reunidas, Buracão, Bolada da Bosta, Santa Bárbara, Bela Vista, Vale das Palmeiras, Distrito Mecânico, Baixo Roger, Centro, Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Rua do Rio e Cidade dos Colibris.

Costa do Sol – Os Moradores da comunidade Costa do Sol, localizada em Mangabeira VIII, passaram a receber o serviço de coleta, no mês de julho. Esta era uma demanda bem antiga do local que, em 2022, contava com 146 famílias. O recolhimento dos resíduos domiciliares ocorre pela manhã, às terças e quintas-feiras e aos sábados.

A demanda chegou à Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP), por meio da conselheira municipal Dacirlayne Costa dos Santos, que também é presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Costa do Sol. Ela conta que essa é uma conquista muito esperada por todos do local. “Levamos essa demanda até o programa ‘Você Prefeito’, através dos articuladores Ana Leonora e Thyago Matias”.

Felizes – Dacirlayne Costa comenta que os moradores da comunidade estão felizes. “Nós agradecemos o apoio da Emlur, que cumpriu com sua palavra”, enfatiza. A líder comunitária explica que antes da coleta mecanizada, muitos moradores ateavam fogo nos resíduos para que não acumulassem em suas casas.
“A comunidade está mais limpa. Sem a queima do lixo, não temos mais o problema da fumaça ou risco de incêndio”, conta Dacirlayne Costa. Segundo ela, as pessoas agora sabem como fazer o descarte de resíduos, colocando em frente às casas, próximo ao horário da coleta.

É assim que dona Ladijane Pereira faz. “Logo cedo eu já coloco os resíduos na porta de casa para os agentes recolherem”. Ela conta que a implantação da coleta melhorou bastante a vida das pessoas. “Antes, tínhamos que pegar um carro de mão para transportar o lixo ou então levar na mão até o contentor, que fica na outra rua”.

Para a moradora da Costa do Sol, a comunidade está mais limpa. Ela tem observado que as pessoas não jogam mais lixo na rua, nem na vegetação ao redor das casas. “Como as pessoas estão fazendo o descarte correto, nem dá tempo de os cachorros passarem rasgando as sacolas”.

Qualidade de vida – O secretário-executivo da Participação Popular, Thiago Diniz, afirma que esta é mais uma das muitas solicitações atendidas pela Prefeitura de João Pessoa, que tem se dedicado muito em melhorar a qualidade de vida dos moradores da Capital.

“Isso mostra o compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena e, também, evidencia a importância da ferramenta participativa, onde o povo pode e deve ser ouvido, tendo suas demandas atendidas da melhor forma, em conjunto com outras secretarias”, comenta o gestor.

A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Para acessar, o usuário deve baixar o aplicativo, preencher o número do CPF e a data de nascimento. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada. O usuário deve clicar em “Atendimento ao Cidadão” e, em seguida, “Zeladoria”, por meio do endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *