PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura faz apelo para que população complete ciclo vacinal das crianças e realiza campanha nesta sexta-feira

A Prefeitura Municipal de João Pessoa faz um alerta à população sobre a baixa adesão às atividades de vacinação, principalmente de crianças, e os riscos que a ausência da vacina pode provocar ao cuidado com a saúde. Dentre os esquemas vacinais que tem apresentado baixo índice, está o da vacina Meningocócica C, que protege contra a meningite e outras doenças graves causadas pelas bactérias meningocócicas.

Para tentar estimular a vacinação de crianças em todas as faixas etárias, a Prefeitura realiza nesta sexta-feira (15), um dia D de multivacinação, tendo início às 8h e seguindo até as 21h. A ação acontecerá nas Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 11h e das 12h às 16h. Nas unidades São José e Bessa a atividade se estenderá até as 20h. A população também poderá ter acesso aos imunizantes nas Policlínicas Municipais, das 8h às 16h, e no Home Center Ferreira Costa e no Shopping Sul, das 12h às 21h.

“A Secretaria de Saúde está totalmente pronta para vacinar todas as crianças e venho trazer esse alerta, a vacina é necessária e de extrema importância, uma possível reação é algo mínimo comparado ao que essas doenças podem causar. Eu, como mãe, não poderia me abster de em um momento como esse fazer essa convocação: vacinar seu filho é sempre um ato de amor, um ato de cuidado. Então peço aos pais, às mães, que tragam os seus filhos para vacinar, estamos abastecidos e com nossas equipes prontas para poder recebê-los e seguir cuidado das nossas crianças e do futuro da nossa cidade”, destaca a secretária interina de Saúde da Capital, Janine Lucena.

A vacina Meningocócica C faz parte do calendário vacinal de rotina e deve ser tomada ainda na infância, em duas doses, aos três e cinco meses, além de um reforço aos 12 meses de idade. O imunizante está disponível em todas as salas de vacina e pontos extras de vacinação espalhados pela cidade.

“É extremamente importante manter o calendário de vacinação atualizado porque ele vai prevenir para que as pessoas não tenham a doença ou as formas graves adquiridas. Por isso se faz necessário buscar as unidades de saúde ou um ponto de vacinação e manter essa atualização conforme a faixa etária”, orienta o chefe da seção de imunização da Secretaria de Saúde, Fernando Virgolino.

Fernando explica que para cada vacina existe um esquema vacinal determinado e para cada idade, principalmente dos bebês e crianças existe uma vacina. “É super importante que esse esquema seja respeitado e completado de acordo com o determinado. Não podemos buscar a atualização do calendário vacinal apenas em momentos de surtos, pois isso vai fazer com que a doença se propague; também não podemos esperar a doença acontecer para buscar a vacinação ou muitas pessoas estarão vulneráveis ao adoecimento e esse adoecimento pode trazer complicações que poderiam ser preveníveis por meio da vacinação”, conclui o chefe de imunização.

Meningite – Neste ano, na Capital já foram registrados 14 casos de meningite bacteriana e dois óbitos. O número é próximo ao registrado durante todo o ano de 2022, onde foram notificados 19 casos e também dois óbitos.

A meningite é um processo inflamatório das meninges que pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos, entre outros, e os agentes não infecciosos. O período de incubação da meningite dura em média 10 dias, podendo ocorrer variações por causa do agente etiológico. Sua transmissibilidade é variável, dependendo do tipo de agente infeccioso, diagnóstico e tratamento envolvido.

Além da vacina disponível rotineiramente em todos os pontos de vacinação da Capital, a Rede Municipal de Saúde também presta assistência clínica para os casos. Diante de sinais e sintomas da doença, os serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Municipal Infantil do Valentina, estão disponíveis. Outros serviços hospitalares da rede pública também podem prestar atendimento.

*Não estarão realizando vacinação as seguintes unidades: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *