PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Moradores da Comunidade Padre Hildon Bandeira são atendidos pela Caravana do Cuidar

Projeto itinerante

Moradores da Comunidade Padre Hildon Bandeira são atendidos pela Caravana do Cuidar

14/04/2023 | 17:00 | 80

O projeto itinerante promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), realizou, nesta sexta-feira (14), diversos atendimentos aos moradores da Comunidade Padre Hildon Bandeira, no bairro da Torre. Os moradores puderam aproveitar os serviços de assistência social, saúde, empregabilidade e direito do consumidor, além da nova parceria da Caravana do Cuidar com o Hemocentro.

A passagem da Caravana do Cuidar pela praça Luiz Patrício, próxima à Avenida Beira Rio, resultou em 272 atendimentos. Um dos moradores que aproveitou a passagem dos serviços pelo bairro foi Lielson Fernandes. “Essa Caravana do Cuidar tem uma importância muito grande, porque são serviços essenciais e que muita gente não tem a oportunidade de fazer. Isso ajuda demais. É muito importante para toda a comunidade. Eu aproveitei o atendimento médico, fui na ouvidoria e procurei saber mais como funciona a doação de sangue. Só temos a agradecer ao serviço”, destacou.

Maria Betânia, chefe do núcleo de biologia molecular do Hemocentro, esteve no local informando os moradores sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea. “Estamos aqui, em parceria com a Sedhuc, sensibilizando e explicando ao público da Caravana a importância de ser um doador de sangue e um possível doador de medula óssea. Lembrando que o Hemocentro abastece 47 hospitais da Paraíba, além das Upas de João Pessoa. Para doar sangue você tem que ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar com o documento oficial com foto e estar bem alimentado. Já para o cadastro de medula óssea, a pessoa tem que ter entre 18 e 35 anos de idade. Também precisa apresentar o documento oficial com foto”, explicou.

Atendimentos – Foram 26 atendimentos médicos e 68 atendimentos do Hemocentro; 2 cadastros no Cras da região; 50 atendimentos do CadÚnico; 6 no Procon-JP; 26 registros na Ouvidoria; 04 cadastros no Sine-JP; 8 inscrições nos cursos promovidos pelo projeto Eu Posso, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest); 04 cadastros no Programa Acessuas Trabalho; 19 aferições de pressão arterial; 12 atendimentos no Odontomóvel; 11 de auriculoterapia; 10 de ventosaterapia; 06 bioimpedância; e 20 aplicações de vacinas.

Parcerias – Para realização do projeto, a Sedhuc conta com a parceria das Secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), Meio Ambiente (Semam), Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Participação Popular (SEPP), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Gestão Governamental (Segov), Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e Transparência Pública (Setramp), além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

  • Texto: Vitória Vieira Edição: Felipe Silveira Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    sedhuc

  • Tags

    caravana cidadania cuidar direitos humanos hemocentro SEDHUC serviços Torre