PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Três anos da pandemia da Covid-19: apenas 25% das crianças de até 4 anos foram vacinadas


Compartilhe

Neste sábado (11), a pandemia do novo coronavírus completa três anos, desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou o estado epidemiológico em todo o mundo. Em três anos da pandemia, grande parte das crianças brasileiras ainda não teve acesso à vacinação contra a doença, o melhor caminho para combater o vírus 

De acordo com informações do Ministério da Saúde, considerando os bebês e crianças de seis meses a quatro anos de idade, a cobertura vacinal é de apenas 25% com a primeira dose e 2,5% na segunda. 

Além disso, se formos tratar da terceira dose da vacina, para completar o esquema vacinal nessa faixa etária, apenas cerca de 0,1% do público-alvo foi imunizado até agora. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a utilização da Pfizer Baby em crianças de até quatro anos em setembro do ano passado, o que tornou essa faixa etária a última entre toda a população a ter acesso à vacinação. 

Antes de setembro de 2022, crianças de três e quatro anos foram vacinadas com a CoronaVac, que foi aprovada pela Anvisa para esse público em julho do mesmo ano. Nesse recorte, apenas 22,87% das crianças foram imunizadas com a primeira dose, enquanto 10,2% receberam a segunda dose. 

Veja também  Marina Silva exonera superintendente do Ibama na Paraíba

Em relação a crianças com uma idade maior, na faixa etária de cinco a 11 anos, a cobertura vacinal aumenta, já que 71, 62% foram imunizados com a primeira dose e 51, 58% com a segunda. 

Três anos da pandemia: baixa proteção, alto risco de contágio

Com a baixa proteção contra a Covid-19, as crianças de todas as idades estão mais vulneráveis ao risco de infecção pela doença, pelo menos é o que mostra uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. 

Segundo o Laboratório de Saúde da Infância, da Fundação Oswaldo Cruz e da Faculdade de Medicina de Petrópolis do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), o Observa Infância, mais de 1,8 mil crianças menores de cinco anos morreram de Covid-19 entre o início da pandemia e outubro de 2022.

*Com Agência Brasil

  • covid-19
  • crianças
  • destaques
  • pandemia

Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

Saúde

Veja 10 cânceres mais comuns na Paraíba

Dados de cânceres mais comuns são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que também divulgou estimativa para os próximos anos.

Saúde

Campina Grande vacina contra a Covid-19 nesta sexta (10)

Saúde de Campina Grande dispõe a imunização da Covid-19 para a população em diversos pontos espalhados pela cidade.

Saúde

Tumor no fêmur: entenda a doença de deputado estadual da Paraíba

Deputado Wilson Filho foi diagnosticado com um tumor no fêmur e vai ter que passar por tratamento.

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter