PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Buda Lira: "É preciso mudar para melhor o carnaval de rua da Paraíba"

Compartilhe

“Precisamos e podemos mudar pra melhor o carnaval de rua da Paraíba”, diz o ator Buda Lira, que é membro fundador do Bloco Cafuçu (Foto/Secom JP). Nesta quinta-feira (23), a coluna é dele, em texto que fala sobre a importância do Folia de Rua, a responsabilidade dos governos e a necessidade de remodelação do carnaval. Segue o texto de Buda:

MUDAR O CARNAVAL PARA MELHOR

Buda Lira  

A volta do carnaval, após três anos de quase silêncio total, recompõe energias da maior festa popular de rua do país. A movimentação de blocos, tribos indígenas, ala ursas, clubes de orquestras e bailes, aqui na Paraíba, tanto na prévia como nos quatro dias da festa, reafirma o seu potencial econômico, os aspectos revigorantes sociais e culturais que bordam a festa.

No caso da Paraíba, é inegável a contribuição do movimento que resultou no Folia de Rua a partir do surgimento espontâneo das Muriçocas do Miramar e que gerou mais dez outros blocos de rua: Bulachas, Cafuçu, Fera C.A, Filhos da Alegria, Imprensados, Morcegos, Patotinha do Eraldo, Turma do Bôbo, Urso Gay e Virgens de Tambaú.

A partir da iniciativa genuína desses onze blocos, foi produzido o LP Folia de Rua como ato inaugural do projeto. Antes, o compositor e cantor Fuba já havia lançado o LP  Carnaval de Fuba e as Muriçocas do Miramar para marcar os cinco anos de criação do bloco e que serviu de inspiração aos blocos no processo de criação do Folia de Rua.

Entre 1991 e 1993, um entusiasmo contagiante tomou conta desses onze blocos que apostaram na possibilidade de redimensionar o carnaval da cidade com o crescente brilho da prévia e que de fato reacendeu o interesse pelo carnaval da capital.

Veja também  Com enredo sobre João Pessoa, Dragões da Real fica em 5° lugar

Com a venda antecipada (bônus) dos LPs, foi possível produzir por inteiro o disco que teve a Orquestra Metalúrgica (Maestro Chiquito) como base musical do trabalho.

Essa é a verdade de quem viu e viveu por dentro a criação do Folia de Rua, na condição de membro fundador do Bloco Cafuçu. O resto é bobagem e contorcionismo de interesses que tentam sombrear um momento singular da vida cultural e política da cidade.

A propósito, é urgente a retomada das ideias e iniciativas que deram sentido a esse movimento do carnaval: protagonismo da produção musical paraibana e dos artistas paraibanos nos espaços da festa; requalificação das estruturas de produção do evento; formação contínua de seus principais gestores e produtores; e melhoria na comercialização dos espaços atraentes do evento.

Necessário dizer que essas essas propostas necessitam da vontade política dos blocos e agremiações e passam pela responsabilidade de governos.

Entendido como tarefa primeira das agremiações a remodelação do carnaval, cabe aos governos, no curto espaço de tempo, realizar com antecedência editais públicos que possam repercutir na mudança de postura das agremiações, estimulando a preparação de aspectos primários na gestão da festa. Ao mesmo tempo em que podem ofertar incentivos para melhoria nas áreas de gestão e planejamento do carnaval de rua no longo e médio prazo.

São mais do que necessárias essa tensão e tesão na crença de que precisamos e podemos mudar pra melhor o carnaval de rua PB.

Buda Lira é ator e membro fundador do Bloco Cafuçu.   

  • carnaval
  • folia de rua

Silvio Osias

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

Silvio Osias

Não há pragmatismo político que justifique foto de deputado petista sorridente ao lado de Pazuello

Silvio Osias

Ludmilla cantando o samba da Beija-Flor é recado eloquente a todos os caretas do carnaval

Silvio Osias

O Trio Elétrico Dodô e Osmar jogou muita luz sobre a multidão na Bahia

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter