Lula vai se reunir com João e demais governadores no dia 27 de janeiro
Compartilhe
O presidente Lula (PT) vai se reunir com o governador João Azevêdo (PSB) e os demais governadores de estado e do Distrito Federal no próximo dia 27 de janeiro. O encontro vai acontecer no Palácio do Planalto, em Brasília, segundo informações do dada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em conversa com jornalistas nesta quarta-feira (4).
O encontro já fazia parte dos planos e era verbalizado pelo presidente durante a campanha. João Azevêdo, que vai ao evento com o status de presidente do Consórcio Nordeste, também já havia comentando da promessa do presidente em realizar esse encontro ainda em janeiro.
Segundo Rui Costa, a reunião com governadores vai marcar a retomada do diálogo institucional entre a União, estados e municípios.
“A pauta é o retorno das relações federativas da União com os estados e municípios, que ficou paralisada todos esses anos. Vamos institucionalizar esse retorno, estabelecer um fluxo. A ideia é que o governo tenha reuniões regulares com governadores e e com fórum de prefeitos para dar capilaridade às políticas de governo e buscar, eu diria, maior eficiência no ato de governar”, afirmou o ministro.
Veja também Abandonado por colegas, Branco avalia desistir da disputa à presidência da Assembleia
Obras prioritárias
Ainda segundo o ministro, o presidente pedirá que os estados tragam seus projetos prioritários para discussão com o governo federal. Na Paraíba, João Azevêdo já tem em mãos a lista de desejos para entregar ao Executivo federal.
Um dos objetivos do governador é assegurar apoio federal para execução de grandes obras para a Paraíba. Na conta está a triplicação da BR-230 de Cabedelo a Oitizeiro, em João Pessoa, e da duplicação da mesma rodovia na saída de Campina Grande em direção ao Sertão paraibano, além projetos nas áreas de segurança alimentar e social.
Também nos planos do governo está a execução do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco – conhecido como Ramal Piancó. A obra deverá garantir segurança hídrica ao Cariri e Curimataú.
O governador também conta com o apoio do governo federal como avalista em empréstimos com instituições bancárias como a Caixa Econômica e o BNDES. João teve um primeiro encontro ontem com a superintendência da Caixa na Paraíba para prospectar parcerias.
-
encontro com governadores
-
João Azevêdo
-
lula
Angélica Nunes
Jornalista formada pela UFPB, com bacharelado em Direito (Unipê). Atua na cobertura política no Jornal da Paraíba, na CBN e nas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Laerte Cerqueira
Doutor em Comunicação (UFPE), professor do Mestrado em Jornalismo da UFPB. Autor do livro A Função Pedagógica do Telejornalismo (Insular, 2018). É repórter, editor e comentarista político das TVs Cabo Branco e Paraíba e CBN/PB.
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Leia também
Conversa Política
Branco Mendes perde quebra de braço com Galdino e desiste de presidência da ALPB
Em carta melancólica, publicada em suas redes sociais nesta quarta-feira (4), Branco Mendes justificou que preferiu priorizar a amizade ao embate pelo poder.
Conversa Política
Governo estuda perdoar dívida de quem pegou empréstimo do Auxílio Brasil, diz ministro
Os empréstimos atrelados ao programa social foram liberados às vésperas do 2.º turno da eleição presidencial e já somam R$ 9,5 bilhões.
Conversa Política
Ministro das Cidades diz que vai retomar Minha Casa, Minha Vida
Ao Conversa Política a secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha, afirmou que vê a retomada do programa com muita alegria. Principalmente, porque deve contemplar as pessoas com renda mais baixa.