PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Câmara aprova PEC que viabiliza pagamento do piso da Enfermagem; confira votos da PB


Compartilhe

Os deputados federais da Paraíba votaram favoráveis à aprovação da PEC 390/14, que viabiliza o pagamento do piso da Enfermagem no país. A matéria foi aprovada em dois turnos na Câmara Federal, nesta quinta-feira (15), e segue para análise do Senado.

A proposta de emenda à Constituição (PEC) direciona recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para financiar o piso salarial nacional da enfermagem no setor público, nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O piso da enfermagem, já aprovado pelo Congresso Nacional, está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, é que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde. A decisão atendeu pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

Veja também  Contas da gestão de Tatiana Domiciano na Cinep são aprovadas com ressalva pelo TCE-PB

A Lei 14.434/22 estabelece piso salarial de R$ 4.750 para os enfermeiros, 70% desse valor para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras.

A relatora da PEC, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), assegurou que a proposta apresenta fontes seguras e certas de financiamento para o piso salarial. “A enfermagem, esse grande contingente de trabalhadores e trabalhadoras, a maioria mulheres, aguarda há meses a implementação da lei já votada e sancionada por esta Casa”, disse.

No primeiro turno, apenas o deputado Efraim Filho (União) não estava presente à votação. Em segundo turno, quem não registrou o voto foi o deputado Wellington Roberto (PL).

Votação da bancada da Paraíba em 1° turno:

Votação da bancada da Paraíba em 2° turno:

  • pec da enfermagem
  • piso da enfermagem
  • STF

Angélica Nunes

Jornalista formada pela UFPB, com bacharelado em Direito (Unipê). Atua na cobertura política no Jornal da Paraíba, na CBN e nas TVs Cabo Branco e Paraíba.

Laerte Cerqueira

Doutor em Comunicação (UFPE), professor do Mestrado em Jornalismo da UFPB. Autor do livro A Função Pedagógica do Telejornalismo (Insular, 2018). É repórter, editor e comentarista político das TVs Cabo Branco e Paraíba e CBN/PB.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

Conversa Política

Pesquisadores da UFPB serão agraciados com Comenda Darcy Ribeiro na ALPB nesta sexta

A homenagem foi proposta pela deputada Cida Ramos (PT), em reconhecimento por figurarem na lista de pesquisadores mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Standford.

Conversa Política

Novo Plano Diretor de João Pessoa chega à Câmara e Dinho anuncia comissão para debate

A proposta foi enviada pelo prefeito Cícero Lucena (PP) na última segunda-feira (12) e, segundo o presidente da Casa, vereador Dinho (Avante), será criada uma comissão especial para debater os detalhes do texto no próximo ano.

Conversa Política

Isenção de IPVA para motos de 170 cilindradas na Paraíba passa a valer em 2023

Lei que cria o benefício de isenção de IPVA para motos de 170 cilindradas na Paraíba foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15).

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *