PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa possui rede de tratamento especializado em gagueira

Dia Internacional

Prefeitura de João Pessoa possui rede de tratamento especializado em gagueira

22/10/2022 | 08:00 | 37

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui uma rede de tratamento especializado voltado para a gagueira. O serviço é ofertado nas cinco policlínicas municipais da Capital, onde fonoaudiólogos tratam o distúrbio de uma forma que possa minimizar seus efeitos e oferecer uma melhor fluência verbal. Neste sábado (22), é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira.

A data foi instituída no ano de 1988 pela Associação Internacional de Fluência (IFA) e pela Associação Internacional de Gagueira (ISA), tornando-se uma referência para a promoção da desmistificação de diversos pontos relacionados à gagueira, além de promover a conscientização acerca do assunto.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi, a porta de entrada para quem quiser procurar o tratamento adequado para a gagueira é a Atenção Básica, por meio das unidades de saúde da família (USFs). “Em um primeiro momento, a população pode ir até a USF mais próxima de sua casa, visando procurar o tratamento para a gagueira. A partir de então, o usuário passa por uma triagem e, após essa etapa, é encaminhado para o tratamento especializado com nossa equipe de fonoaudiólogos nas cinco Policlínicas Municipais, situadas em Jaguaribe, Cristo, Tambaú, Mandacaru e Mangabeira”, revelou.

Para a fonoaudióloga da Policlínica Municipal das Praias, Emanuelle Araújo, a gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, considerado também um distúrbio na temporalização da fala, que afeta a fluência e a comunicação. Essa temporalização significa o tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala tem um tempo usual para ser falado. Esse tempo depende da região onde a fala é produzida.

“O tratamento é realizado com o profissional fonoaudiólogo e, quando necessário, fazemos o encaminhamento para outros profissionais, inclusive psicólogos, pois a ansiedade está muito associada. Por ser um distúrbio que afeta as estruturas pré-motoras da fala, o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar uma avaliação precisa e conduzir a intervenção. Lembramos que a gagueira não tem cura, mas tem tratamento”, destacou a fonoaudióloga.

Conforme informou a profissional, na grande maioria dos casos de gagueira, apesar de não existir uma cura definitiva, o tempo médio para o seu tratamento varia de seis a oito meses dependendo do paciente.

Serviço:

Em João Pessoa, o tratamento para a gagueira começa na USF mais próxima, onde o usuário é encaminhado para unidades especializadas, que são:

Policlínica Municipal do Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra, Cristo Redentor;

Policlínica Municipal de Jaguaribe – Rua Alberto de Brito, 413, Jaguaribe;

Policlínica Municipal de Mandacaru – Av. Mascarenhas de Morais, s/n, Mandacaru;

Policlínica Municipal de Mangabeira – Rua Elias Pereira de Araújo, 28, Mangabeira;

Policlínica Municipal das Praias – Avenida Olinda, s/n, Tambaú.

  • Texto: George Medeiros Edição: Felipe Silveira Fotografia: Arquivo pessoal

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    distúrbio fala fonoaudióloga gagueira Saude SMS tratamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *