Inadimplência atinge mais de 1,3 milhão de paraibanos
Aproximadamente 1,31 milhão de paraibanos encerrou dezembro de 2025 com alguma dívida em atraso. Segundo os dados do Mapa da Inadimplência no Brasil, realizado pelo Serasa, o número representa 44,33% da população do estado, um aumento de 3,84% quando comparado com o mesmo período de 2024. Esse aumento corresponde a 144 mil novos inadimplentes em 12 meses.
Dívidas mais comuns:
- Bancos e cartões de crédito: 26,1% dos casos
- Contas comuns (água, luz e gás): 22,1% dos casos
- Outras dívidas financeiras: 19,2% dos casos
O levantamento realizado pelo Serasa também revelou que o valor médio das dívidas é de R$1.593,27, indicando dificuldade por parte dos consumidores sem organização financeira no processo de quitação de dívidas.
Esse cenário também é influenciado pelo acúmulo de dívidas obrigatórias no final do ano, como impostos e reajustes de serviços. Além do período de volta às aulas, que impacta algumas famílias.
A realidade de endividamento não é exclusiva do estado da Paraíba. Em dezembro, o Brasil atingiu 81,2 milhões de inadimplentes, o maior número registrado na série histórica, com 12 meses consecutivos de alta. A idade dos consumidores atingidos por essa realidade varia, com a faixa etária entre 41 e 60 anos sendo a mais atingida, representado 35,6% dos endividados.