SEMAPE promove capacitação sobre o Projeto Suínos Jucurutu e fortalece a suinocultura em São José do Seridó
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos (SEMAPE) de São José do Seridó promoveu, na manhã desta terça-feira (7), um encontro voltado aos produtores rurais do município para apresentar e orientar sobre o Projeto Suínos Jucurutu. A atividade aconteceu às 10h, na sede local da EMATER, reunindo criadores interessados em participar da iniciativa.
Durante a programação, foram abordados temas fundamentais para o desenvolvimento da suinocultura, entre eles os critérios para o fornecimento de animais pelo projeto, as exigências para adequação das pocilgas, manejo sanitário, bem-estar animal e nutrição dos suínos, proporcionando aos participantes informações técnicas essenciais para uma produção mais eficiente e sustentável.
As orientações foram ministradas por Fernando José, analista técnico e gestor do Projeto Suinocultura do Sebrae/RN; Gilmara Santos, consultora credenciada do Sebrae/RN; e Edmilson Martins, extensionista rural da EMATER, que esclareceram dúvidas dos produtores e destacaram a importância da adoção de boas práticas na criação de suínos.
O secretário municipal de Agricultura, José Ivon Dantas, também participou da reunião, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e o incentivo às atividades produtivas no campo.
A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São José do Seridó, por meio da SEMAPE, o Sebrae/RN e a EMATER, instituições que unem esforços para fomentar a suinocultura e ampliar as oportunidades de geração de renda para os produtores rurais do município.