Secretaria de Saúde de João Pessoa inicia projeto-piloto para agendamento de consultas em USFs
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa iniciou um projeto-piloto em cinco Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município para facilitar o acesso da população a atendimentos de Atenção Básica. A iniciativa permite que os usuários agendem consultas diretamente pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, de forma prática e segura.
Neste primeiro momento, o projeto contempla uma USF de cada distrito sanitário: USF Verde Vida (DS I), USF Mudança de Vida (DS II), USF Rosa de Fátima (DS III), USF Alto do Céu (DS IV), USF Cidade Universitária (DS V).
O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a importância do projeto para a organização dos atendimentos e para facilitar o acesso dos usuários aos serviços de Atenção Básica. “Com o agendamento por meio do aplicativo, conseguimos evitar filas, otimizar o tempo das equipes de saúde e oferecer um atendimento mais ágil e humanizado ao cidadão, que não precisará chegar tão cedo na unidade de saúde para ser atendido”, ressaltou o secretário.
Para realizar o agendamento, o cidadão deve acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ (disponível para sistemas Android e iOS), clicar em ‘Categorias’, selecionar a sua USF de referência e a equipe de saúde. O usuário será direcionado aos agendamentos e poderá escolher o tipo de atendimento desejado.
Estão disponíveis para agendamento os seguintes atendimentos: citológico, pré-natal, hipertenso e diabético, odontologia, renovação de receita, puericultura e demandas em geral. Para utilizar o serviço, é necessário que o usuário realize o agendamento exclusivamente na sua unidade de referência.
De acordo com a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Rosselle Leite, o projeto está em fase de testes para que possa ser ampliado para outras unidades. “No momento, vamos observar como o aplicativo pode ajudar na marcação de consultas, evitando que as pessoas tenham que esperar em filas nas unidades de saúde”, explicou.
No dia agendado, o usuário deve comparecer à USF no horário das 7h às 8h (para atendimentos no turno da manhã) ou das 12h às 13h (para atendimentos no turno da tarde) portando os seguintes documentos: CPF, Cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.