PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

STJD rejeita pedido do Guarani e confirma classificação final da Série C 2025

Em julgamento realizado na manhã desta sexta-feira (5), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) rejeitou o pedido do Guarani para anular a partida contra o Anápolis, disputada no dia 21 de julho, pela 13ª rodada da Série C. Na ocasião, o time goiano venceu por 2 a 0. A decisão, no entanto, não interfere na campanha do Botafogo-PB na Terceirona.

+ Botafogo-PB disputará a Série C pelo 13º ano seguido

Gustavo Biano

O clube paulista alegou erro de direito na arbitragem de Marcello Ruda Neves (DF), sustentando que o Anápolis teria atuado por um período com 12 jogadores. O atacante João Celeri permaneceu em campo mesmo após a entrada de Igor Cássio, participando de um lance defensivo em escanteio favorável ao Guarani, já com o placar em 2 a 0. O procurador Eduardo Ximenes reconheceu a irregularidade, mas avaliou que o episódio não teve impacto no resultado.

— Há um entendimento para esse caso, reconhecendo erro de direito, mas que a vantagem numérica não se converteu como relevante para alterar o resultado. Por tal razão, a procuradoria entende pelo não provimento do pedido de impugnação da partida — afirmou em seu parecer.

Com a decisão do Pleno, fica mantida a classificação final da primeira fase. O Anápolis segue fora da zona de rebaixamento, enquanto o CSA é confirmado na Série D de 2026, ao lado de ABC, Retrô e Tombense. O Guarani permanece na sétima colocação e disputará o quadrangular final no Grupo C, ao lado de Ponte Preta, Náutico e Brusque.

Taça da Série C.. Lucas Figueiredo/CBF

A abertura da fase decisiva está marcada para este sábado, às 17h, no Brinco de Ouro, com o dérbi campineiro entre Guarani e Ponte Preta, que será o 211º da história. A decisão não interfere na campanha do Botafogo-PB. O clube paraibano terminou a Série C em 13º lugar, com 23 pontos, quatro a menos que o Floresta, último classificado ao G-8, e apenas um à frente do CSA, primeiro time do Z-4. O Belo já tem assegurada a 13ª participação consecutiva na competição em 2026, sequência iniciada em 2014.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba