PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Luiza Erundina recebe título de Doutora Honoris Causa, na UFPB

TV UFPB/Reprodução

A deputada federal paraibana Luiza Erundina, natural da cidade de Uiraúna, recebeu o título de Doutora Honoris Causa na sexta-feira (25), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A solenidade é a mais alta honraria concedida por uma universidade.

LEIA TAMBÉM:

Assistente social formada pela UFPB, Erundina ingressaria como professora no Departamento de Ciências Sociais da UFPB após ter terminado um mestrado em Ciências Sociais em São Paulo, no início da década de 1970. No entanto, teve o curso de sua trajetória docente alterado por causa da sua atuação como militante da causa camponesa.

“Confesso que preferia ter ficado no Nordeste, vivendo e trabalhando onde nasci. Fui interrompida pela perseguição da ditadura militar pelo ‘crime’ de apoiar o movimento em defesa da reforma agrária. Tomei consciência muito cedo que o problema do Nordeste não é a seca, mas sim o latifúndio improdutivo”, disse Erundina, em seu discurso na cerimônia de recebimento do título de Doutora Honoris Causa na UFPB.

(Foto: Reprodução)

Considerada uma ameaça ao regime militar, Luiza teve seu ingresso como professora da instituição vetado pelos militares e teve que se mudar para São Paulo por força da perseguição. Lá, a paraibana construiu sua carreira política, primeiro como vereadora, depois como deputada estadual.

Em 1988, foi eleita a primeira prefeita da capital paulista. Atualmente, aos 90 anos, está no sétimo mandato consecutivo como parlamentar na Câmara dos Deputados.