Seap-PB participa de curso de Sniper Spotter do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil de São Paulo — Governo da Paraíba
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), enviou o Policial Penal e Diretor Operacional do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE/Seap-PB), Dinamerico Cardim, para participar do curso de Sniper do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil de São Paulo (GOE).
O curso foi ministrado pelo Grupo de Responsabilidade Tática (GRT/GOE) e aconteceu na Acadepol de Mogi das Cruzes (SP). A participação do policial penal no curso – representa a participação ativa da Seap-PB na capacitação dos agentes de segurança pública do estado, com o objetivo de prepará-los cada vez mais para atender às demandas da profissão.
As aulas aplicaram as seguintes temáticas: Medições e Cálculos balísticos, Balística terminal, Equipamentos ópticos, Armamentos, Tiro de Precisão, Medidas de Contra Sniper, Camuflagem, Apoio tático do Sniper (em cumprimento de mandados de alto risco), Apoio do Sniper na Segurança de Dignatários, Domínio de Cidades no Combate ao novo Cangaço, Resgate de Reféns, Infiltração e localização de alvos pelo sniper e observador, Tiro Noturno, Operações de inteligência, dentre outras disciplinas.
Participaram do Curso: equipe de caçadores do Exército, policiais de unidades especiais – como Departamento de Investigações Criminais (DEIC), Grupo de Resposta Rápida (GRR), Grupo Especial de Reação (GER), GRT e GOE.
Para Dinamérico Cardim, participar deste curso de Sniper Spotter (Observador do Atirador de Precisão) foi extremamente importante. O treinamento abrange aspectos que transcendem o simples uso de um fuzil de precisão. Ele também oferece diversas vantagens estratégicas, com ênfase na colaboração em equipe e na obtenção de informações essenciais.
Sniper Spotter
O “Sniper Spotter” é o elemento essencial da dupla de atiradores de precisão, trabalhando em conjunto com o sniper (atirador) para garantir a máxima eficácia e segurança em missões críticas. Enquanto o sniper foca na execução do disparo, o spotter é o “cérebro” e “os olhos” da equipe.
O Sniper é uma importante ferramenta no apoio e segurança das unidades prisionais, no cumprimento de mandados, em missões de alta complexidade e nas operações contra o novo Cangaço. A capacidade do sniper de operar com precisão, discrição e inteligência a longa distância – o torna um recurso indispensável para as forças de segurança em um cenário de crescentes desafios e complexidade. Ele não é apenas um atirador, mas um observador tático, analista de risco e, acima de tudo, um protetor de vidas.
_______
Ascom Seap-PB