Governo cria Comitê BioClima PB para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas — Governo da Paraíba
O Governo da Paraíba oficializou, nessa sexta-feira (18), a criação do Comitê BioClima PB, grupo que vai atuar no estudo da biodiversidade e no desenvolvimento de estratégias de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no estado. A medida foi estabelecida pelo Decreto 46.830/25 e será coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
A proposta é reunir pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade para compartilhar informações técnicas e científicas, desenvolver estudos e propor ações práticas para enfrentar os desafios ambientais. O comitê será um espaço de articulação entre o governo, universidades e centros de pesquisa.
Entre os temas que serão trabalhados estão o impacto das mudanças climáticas, estratégias de adaptação, desenvolvimento de tecnologias para redução de gases do efeito estufa e elaboração de planos setoriais voltados à sustentabilidade.
De acordo com o decreto, o Comitê também servirá de apoio à formulação de políticas públicas e à capacitação de profissionais, além de contribuir com recomendações técnicas e científicas em sintonia com a Política Estadual de Mudanças Climáticas.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, vai presidir o Comitê e ficará responsável por indicar a equipe de apoio técnico. O grupo terá um prazo de 60 dias, a partir da publicação do decreto, para apresentar seu regimento interno e organizar seu funcionamento.
Rafaela destacou a importância da criação do Comitê como um passo estratégico diante dos desafios climáticos atuais. “Estamos vivendo um período crítico, com aumento das temperaturas globais e maior ocorrência de eventos extremos. Com o Comitê BioClima PB, a Paraíba reforça seu compromisso com o meio ambiente e com a construção de políticas públicas baseadas em evidências científicas”, afirmou.
O Comitê também contribuirá para reunir diversos setores da sociedade para um diálogo permanente sobre sustentabilidade.
Composição – O Comitê será formado por representantes de instituições reconhecidas na área de ciência e tecnologia, como Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Instituto Nacional do Semiárido (Insa); Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa); Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties).