Canto da Harmonia encerra programação do mês da mulher com oficina de autocuidado
O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) Canto da Harmonia, localizado no bairro do Valentina, encerrou, nesta sexta-feira (28), a programação em alusão ao mês da mulher. O encerramento aconteceu com a oficina ‘Autocuidado: Uma forma de se amar”, ministrada por terapeutas holísticos que atuam no serviço administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Entre os dias 24 e 28 de março o Centro realizou diversas atividades voltadas ao público feminino que é atendido pelo serviço, com foco no autocuidado, autoconhecimento, promoção e prevenção à saúde. Dentro da programação, as pacientes puderam participar de práticas como relaxamento, dançaterapia, fisioterapia, reiki, auriculoterapia, automassagem, meditação, tai chi chuan, além de rodas de conversa sobre variados temas.
Para Vanessa Kelly, 36 anos, paciente do Canto da Harmonia, a semana de atividade foi um diferencial no serviço. “Essa semana foi muito especial para mim porque abordou muita coisa que eu não conhecia ou que eu já conhecia mas não sabia a importância que tinha, e aqui a gente conseguiu tirar várias dúvidas, entender e refletir sobre algumas coisas, sobre o autocuidado, saúde emocional, saúde física e foi muito importante ter essa semana só voltado a isso e só para o público feminino. Os atendimentos aqui já são humanizados, muito legais, mas essa semana foi ainda mais especial”, relata.
“O CPICS já tem uma atuação mais humanizada para o cuidado integral da saúde, mas durante essa semana tivemos a oportunidade de ampliar essa assistência, fortalecendo nosso serviço como um espaço de acolhimento e troca de conhecimentos e os vínculos entre os participantes e a equipe do Centro. E, a partir disso, nossas usuárias vivenciaram momentos de resgate do emocional e do bem-estar físico e mental, sempre focado na promoção da saúde integral”, destaca a diretora do CPICS Canto da Harmonia, Greicy Bernardo.
Serviço – O CPICS Canto da Harmonia está localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°, Valentina Figueiredo, ao lado da Praça Soares Madruga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Para ser atendido, é preciso levar um documento pessoal com foto, cartão SUS e comprovante de residência. Antes do atendimento, o usuário passará por uma escuta qualificada que identificará a necessidade e a melhor prática a ser desenvolvida.
No serviço a população tem acesso a atividades como reiki, auriculoterapia, barras de acesso, acupuntura, massagem, terapia floral, reflexologia podal, ventosaterapia, biodança, dançaterapia, constelação familiar, tai chi chuan; resgate de autoestima, relaxamento e meditação.