Governo avança ao apresentar proposta, mas categorias sinalizam que ela é insuficiente
Depois de três protestos nas ruas de João Pessoa, o Governo do Estado apresentou nesta quinta-feira (20) uma proposta às categorias que fazem a Segurança Pública da Paraíba. A gestão quer implantar um reajuste de mais 5% em setembro, somando-se ao aumento linear de 5% anunciado início do ano, além da implantação de subsídios para os profissionais.
Pela proposta o Governo também se compromete a agilizar a aprovação de leis que facilitem progressões.
As sugestões foram apresentadas durante uma reunião com representantes das entidades que formam o Fórum de Segurança Pública.
A iniciativa de propor melhorias, de forma objetiva, já é um avanço – diante da postura de indiferença com que a gestão vinha tratando o tema.
Mas os percentuais ofertados ainda não contemplam as aspirações dos policiais paraibanos, conforme informou a representante da Polícia Civil após a reunião. Eles dizem que recebem um dos piores salários do país e que um aumento 10% (parcelado) ainda é pouco.
Não chega no que chamam de “Média Nordeste”. Ainda assim os valores serão discutidos em uma assembleia geral.
A expectativa para um desfecho na crise é grande. E por enquanto os sinais são de que o Governo precisará ser habilidoso para convencer as entidades a esquecer as insatisfações – e defasagens – acumuladas ao longo dos últimos anos.