3ª pesquisa com intenção de votos em João Pessoa será divulgada na véspera da eleição

Candidatos a prefeito de João Pessoa nas Eleições 2024. Reprodução

A Quaest Consultoria e Pesquisa registrou na tarde deste domingo (29), a terceira pesquisa com intenção de votos para a prefeitura de João Pessoa, nas eleições municipais de 2024.

A pesquisa, contratada pela TV Cabo Branco, será divulgada no JPB2, a partir das 19h10 do próximo sábado, dia 5 de outubro, véspera do primeiro turno do pleito.

Os dados também serão divulgados pelo Jornal da Paraíba, g1 Paraíba e CBN Paraíba, com análises e opiniões do time de política da Rede Paraíba de Comunicação.

Serão apresentadas as intenções de voto para a prefeitura de João Pessoa, rejeição dos candidatos aos cargos majoritários e aprovação/rejeição da atual gestão, com cenários espontâneos e estimulados.

Estão na disputa, Camilo Duarte (PCO), Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL), Ruy Carneiro (Podemos) e Yuri Ezequiel (UP).

Assim como na segunda pesquisa Quaest, serão realizadas simulações de segundo turno das eleições na capital.

Outros pontos que serão abordados e que são fundamentais para os estrategistas das campanhas são as intenções por faixa etária, grau de escolaridade e faixa de renda, além de religião.

Pesquisa Quaest

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, a pesquisa tem a função de captar o clima da corrida eleitoral registrando a temperatura da disputa naquele determinado momento.

“A gente mede a temperatura da eleição. Para quê? Para identificar padrões, para tentar antecipar movimentos que estão acontecendo na opinião pública. Para que o eleitor consiga, a partir dessas ondas, desses movimentos, da evolução dessa temperatura política, decidir o que ele acha que é melhor para cidade dele, para família dele, para ele mesmo”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Felipe destaca que a pesquisa eleitoral não faz previsão de quem vai ganhar as eleições. Ela vai dando ao eleitor informações sobre cada momento da disputa até a hora de ir às urnas.

Há todo um planejamento amostral para que a gente seja capaz de representar no estudo todos os conjuntos de preferências, interesses, valores, classes, segmentos sociais, para que aquele resultado final seja de fato representativo da opinião, do sentimento, do humor do eleitorado naquele momento”, explica Felipe Nunes, diretor da Quaest.

Lei Eleitoral

Em virtude da legislação eleitoral, toda comunicação institucional no âmbito dos municípios deve ser encerrada no prazo de três meses anteriores ao pleito.

A divulgação de notícias em portais institucionais também é afetada pelas regras das eleições.

Deste modo, em cumprimento ao calendário eleitoral, estamos suspendendo as publicações neste espaço.

Agradecendo a todos a compreensão.

Reveja entrevistas com candidatos à prefeitura de João Pessoa no JPB1 e na CBN

Ordem da sabatina com os pré-candidatos a prefeito de Campina Grande foi definida nesta segunda-feira.. (Foto: Divulgação)

Os candidatos à prefeitura de João Pessoa Luciano Cartaxo (PT), Ruy Carneiro (Podemos), Marcelo Queiroga (PL) e Cícero Lucena (PP) participaram de entrevistas no JPB1 da TV Cabo Branco e na Rádio CBN João Pessoa ao longo dessa semana. Reveja as entrevistas abaixo.

O objetivo dessas entrevistas é permitir que o eleitor conheça as propostas, qualidades, ideias e até fraquezas dos principais candidatos.

Luciano Cartaxo (PT)

O candidato Luciano Cartaxo (PT) participou das entrevistas na última terça-feira (24). Assista no Globoplay.

Além disso, ele abriu a rodada de sabatinas com os candidatos à Prefeitura de João Pessoa na rádio CBN. Ouça aqui.

Luciano Cartaxo em entrevista ao JPB1. Katharina Moura

Ruy Carneiro (Podemos)

Já o candidato Ruy Carneiro (Podemos) foi entrevistado na última quarta-feira (25). Assista no Globoplay.

Ruy Carneiro também participou da sabatina na Rádio CBN João Pessoa. Ouça aqui.

Ruy Carneiro em entrevista ao JPB1. Katharina Moura

Marcelo Queiroga (PL)

O candidato Marcelo Queiroga (PL) foi entrevistado no JPB1 na última quinta-feira (26). Assista no Globoplay.

Pela manhã, o candidato também participou da sabatina da Rádio CBN João Pessoa. Ouça aqui.

Marcelo Queiroga em entrevista no JPB1. Katharina Moura

Cícero Lucena (PP)

Cícero Lucena (PP) foi o candidato que encerrou a rodada de entrevistas com os candidatos à prefeitura de João Pessoa no JPB1, na sexta-feira (27). Assista no Globoplay.

Ele também participou da sabatina na Rádio CBN João Pessoa, Ouça aqui.

Cícero Lucena em entrevista no JPB1. Katharina Moura

Lei Eleitoral

Em virtude da legislação eleitoral, toda comunicação institucional no âmbito dos municípios deve ser encerrada no prazo de três meses anteriores ao pleito.

A divulgação de notícias em portais institucionais também é afetada pelas regras das eleições.

Deste modo, em cumprimento ao calendário eleitoral, estamos suspendendo as publicações neste espaço.

Agradecendo a todos a compreensão.

Veja ranking de trechos com mais multas por excesso de velocidade em João Pessoa

Trânsito na Av. Epitácio Pessoa, na cidade de João Pessoa. Foto: Divulgação

Dados correspondentes aos meses de janeiro a julho de 2024 mostram que, durante esse período, 388.645 multas por excesso de velocidade foram registradas em João Pessoa. Os dados são da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

VEJA TAMBÉM:

A análise foi realizada pela rádio CBN Paraíba, que teve acesso ao relatório de infrações registradas pelos 77 radares eletrônicos instalados na capital paraibana.

O Jornal da Paraíba, através dos dados da Semob, elaborou uma lista com os 10 locais com maior número de multas por excesso de velocidade.

Locais com maior índice de multas por excesso de velocidade

De acordo com os dados da Semob, de janeiro a julho de 2024, as 10 avenidas e ruas com maiores índices de multas por excesso de velocidade em João Pessoa foram, respectivamente:

  • Av. Epitácio Pessoa (Sentido bairro/centro) X Av. Maranhão, com o total de 32.490
  • R. Walfredo Macedo Brandão (Sentido centro/bairro) X R. Pedro Juscelino De Aquino, com o total de 20.367
  • Av. Epitácio Pessoa (Sentido bairro/centro) X R. Pref. Jose Leite, com o total de 18.211
  • R. Adalgisa Carneiro Cavalcanti, Oposto Ao N° 1401, com o total de 15.564
  • Av. Castelo Branco, 30m antes da ponte sobre o Rio Jaguaribe, com o total de 14.687
  • Av. Epitácio Pessoa (Sentido centro/bairro) X R. João Domingos, com o total de 14.561
  • Av. Epitácio Pessoa (Sentido centro/bairro) X Av. Dos Expedicionários, com o total de 13.525
  • Rua Adalgisa Carneiro Cavalcanti, 110 metros antes do N° 1431, com o total de 12.934
  • R. Banc. Sérgio Guerra X R. Francisco Timoteo de Souza, com o total de 12.412
  • R. Walfredo Macedo Brandão X R. Rosa Lima dos Santos, com o total de 11.117

Os números foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), pois a assessoria do órgão declarou indisponibilidade para atendimento dessa demanda.

Jornal da Paraíba exibe partida de ida da semifinal da 2ª divisão

Picuiense x Auto Esporte-PB se enfrentam pela partida de ida da semifinal da 2ª divisão do Campeonato Paraibano. O jogo acontece no Estádio Amigão, em Campina Grande, às 16h desta segunda-feira (30). Vale largar bem na busca pelo acesso à elite da Paraíba. E o Jornal da Paraíba transmite o jogo ao vivo e de graça, com narração de Cristiano Sacramento, comentários de Pedro Alves e reportagens de Afonso Carlos.

+ 2ª divisão do Campeonato Paraibano 2024: clubes participantes, onde assistir e regulamento

(Arte: Cisco Nobre/Jornal da Paraíba)

Jornal da Paraíba transmite Picuiense x Auto Esporte-PB nesta segunda-feira:

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Como fazer uma união estável

Como fazer uma união estável. gpointstudio/Free Pik

Uma nova norma publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) neste mês de setembro permite que casais heteroafetivos e homoafetivos possam ter o reconhecimento de sua união estável com mais segurança jurídica. Com isso, o Jornal da Paraíba apurou como fazer uma união estável, o que é união estável e qual a diferença entre uma união estável e um casamento.

O que é união estável?

De acordo com o presidente do Colégio Notarial Do Brasil, Lucas Clemente, uma união estável é uma das formas de comunhão afetiva de vida entre duas pessoas desimpedidas, constituída a partir da convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família.

Como fazer união estável no cartório

O reconhecimento da união estável pode ser feito em cartório, através de Escritura Pública Declaratória. Os convenientes devem apresentar os documentos de:

  • identificação,
  • certidão de nascimento ou de casamento com averbação do divórcio (ou do óbito do cônjuge), conforme o estado civil (solteiro, divorciado ou viúvo, respectivamente), e
  • documentos necessários à comprovação dos bens e direitos a serem declarados como patrimônio particular e/ou como patrimônio comum.

As mesmas regras se aplicam aos casais homoafetivos.

Valor da união estável

Na Paraíba, a Escritura Pública Declaratória da União Estável custa pouco mais de R$ 800.

Norma garante herança para quem tem união estável

Segundo o artigo 18 da Resolução nº 571/24, publicada neste mês de setembro, em caso de falecimento do companheiro, o convivente sobrevivente será considerado herdeiro quando reconhecida a união estável pelos demais sucessores ou quando for o único sucessor e a união estável estiver previamente reconhecida por escritura pública de união estável, feita em Cartórios de Notas, e devidamente registrada.

Essa resolução dá ao conivente sobrevivente ainda mais segurança jurídica, especialmente por casais sem herdeiros, que muitas vezes enfrentavam questões difíceis de herança.

Agora, ao formalizarem a união estável, o casal garante a segurança jurídica necessária para o companheiro sobrevivente, evitando disputas de terceiros.

Lucas Clemente de Brito Pereira – presidente Cartórios de Notas da Paraíba

Como desfazer união estável?

O desfazimento da união estável também pode ser realizado em cartório, através de Escritura Pública de Dissolução da União Estável, realizando-se a partilha dos bens comuns, se for o caso.

Havendo filhos menores ou incapazes oriundos da convivência, será necessário resolver previamente na justiça as questões relacionadas à guarda, visitação e alimentos.

Qual a diferença entre união estável e casamento?

Diferentemente do casamento, a união estável não altera o estado civil. Além disso, enquanto o casamento é ato solene, presidido por autoridade, a união estável resta configurada pela simples convivência pública, contínua e duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família, ainda que apenas posteriormente venha a ser reconhecida.

Por outro lado, as duas formas de comunhão afetiva de vida se equiparam em relação aos direitos patrimoniais e previdenciários que conferem à(ao) companheira(o) e ao cônjuge, respectivamente.

Lei Eleitoral

Em virtude da legislação eleitoral, toda comunicação institucional no âmbito dos municípios deve ser encerrada no prazo de três meses anteriores ao pleito.

A divulgação de notícias em portais institucionais também é afetada pelas regras das eleições.

Deste modo, em cumprimento ao calendário eleitoral, estamos suspendendo as publicações neste espaço.

Agradecendo a todos a compreensão.

IA do Google não cumpre promessa e traz informações sobre candidatos à Prefeitura de João Pessoa

IA responde sobre Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (Podemos). Ruy Carneiro e Marcelo Queiroga são vedados por plataforma do Google.. Lara Brito

Em agosto deste ano, o Google anunciou que o Gemini, recurso de Inteligência artificial generativa da empresa, não iria responder nada sobre as eleições municipais deste ano ano no Brasil. A restrição também foi adotada nas eleições dos Estados Unidos, visando evitar possíveis interferências e influências na opinião pública.

No entanto, testes realizados pelo JORNAL DA PARAÍBA revelam que essa limitação não está sendo cumprida de maneira consistente, pelo menos não ao que se refere às eleições de João Pessoa.

Durante a análise, foram solicitados perfis dos principais candidatos à prefeitura da capital paraibana: Cícero Lucena (PP), Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL) e Ruy Carneiro (Podemos). Enquanto a ferramenta se recusou a fornecer informações detalhadas sobre Queiroga e Carneiro, respeitando o filtro que a empresa garantiu, ela traçou perfis completos e detalhados de Lucena e Cartaxo.

O Gemini também utiliza adjetivos para descrever os candidatos, sugere novos tópicos a serem discutidos no chat e direciona o usuário para links que compravam as informações e detalham a atuação deles, contradizendo a promessa da empresa de bloquear esse tipo de resposta.

IA faz perfis e enquadramento positivos de Cícero e Cartaxo

Ao ser questionada sobre quem é Cícero Lucena, a IA forneceu um perfil detalhado do atual prefeito de João Pessoa, incluindo informações sobre sua trajetória política, com destaque para seus três mandatos como prefeito, além de sua passagem pelo Senado Federal e governo da Paraíba. Também foram citados os laços familiares do prefeito

Após a exposição sobre o candidato, a IA faz um resumo relativamente positivo sobre o candidato.

Gemini, IA do Google, faz um enquadramento positivo de Cícero Lucena e se oferece, inclusive, para dar mais informações sobre o candidato — apesar da empresa afirmar anteriormente que a plataforma não faria isso.. Lara Brito

Da mesma forma, ao ser questionada sobre quem é Luciano Cartaxo, ex-prefeito de João Pessoa por dois mandatos consecutivos, a ferramenta ofereceu um resumo completo de sua carreira política, incluindo sua atual atuação como vice-governador, deputado estadual e vereador. O Gemini também traz informações pessoais, como formação, esposa e filhos.

Depois da explanação, a IA também faz um enquadramento positivo do candidato.

Gemini, IA do Google, faz um enquadramento positivo de Luciano Cartaxo.. Lara Brito

Marcelo Queiroga e Ruy Carneiro: ausência de informações

Em contraste, ao serem feitas perguntas sobre os candidatos Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde, e Ruy Carneiro, atualmente deputado federal, o Gemini bloqueou as respostas.

Em ambos os casos, a IA respondeu com uma mensagem padrão, alegando que não poderia fornecer informações sobre esses candidatos devido a limitações impostas para evitar influências eleitorais. Usando o filtro prometido pelo Google.

Essa é a mensagem que aparece quando a IA (inteligência artificial) é questionada sobre quem é Marcelo Queiroga e Ruy Carneiro.. Lara Brito

Por que o Gemini forneceu perfis detalhados de alguns candidatos, mas bloqueou informações sobre outros?

Fizemos essas exata pergunta no chatbot do Google. A resposta da ferramenta foi que a decisão de responder ou não a um candidato depende de diversos fatores, como a relevância e qualidade da pergunta, além da disponibilidade de informações e limitações técnicas.

A IA também destacou que, como não é um ser humano, suas respostas são baseadas em algoritmos e na informação disponível em sua base de dados.

Portanto, a IA pode não estar plenamente ajustada para distinguir uniformemente entre figuras políticas. Cícero e Luciano podem ter perfis amplamente documentados e padronizados em fontes de dados acessíveis ao Gemini, enquanto Queiroga e Ruy Carneiro podem estar com informações fragmentadas ou classificadas como sensíveis pelo algoritmo.

O que diz o Google?

A falha do Google em limitar o alcance político de sua IA levanta dúvidas sobre a confiabilidade da ferramenta em cenários sensíveis como o período eleitoral, além de gerar preocupações sobre o possível impacto na equidade das eleições.

A empresa foi procurada para comentar a falha, mas informou que não iria comentar o problema destacado pela reportagem.

Secretária de Lauremília também é presa pela PF na 3ª fase da Território Livre

divulgação/TV Cabo Branco

Além da primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, também foi presa na manhã deste sábado (28) pela Polícia Federal, com apoio do Gaeco do Ministério Público da Paraíba, a secretária dela, Tereza Cristina Barbosa de Albuquerque.

Os mandados de prisão contra as duas foram cumpridos na residência de Lauremília e foram expedido no âmbito de uma investigação da Justiça Eleitoral na Capital.

A 3ª fase da Operação Território Livre, denominada Sementem tem como objetivo investigar supostos crimes de aliciamento violento de eleitores e organização criminosa no pleito municipal.

De acordo com a PF, as diligências de hoje são fruto da análise do material arrecadado nas duas fases anteriores da Operação e visam complementar as provas de materialidade, autoria e circunstâncias dos crimes iinvestigados.

O nome de Lauremília já tinha sido citado em documentos da Polícia Federal relativos à Operação Território Livre.

Em transcrições da PF, atribuídas a outras pessoas investigadas, ela era apontada como alguém que decidiria sobre a indicação de cargos na prefeitura de João Pessoa.

Os cargos, conforme as investigações, eram solicitados por pessoas ligadas a grupos que mantêm o controle sobre comunidades da cidade. Em troca essas pessoas ofereceriam facilidades de acesso às comunidades.

Território Livre

A operação é batizada de “Território Livre” em referência à liberdade que os eleitores devem ter de ir e vir e também de exercer o seu voto. No dia 10 de setembro, uma primeira etapa da operação já tinha sido realizada, com cumprimento de três mandados de busca e apreensão.

Durante a segunda fase da operação, deflagrada nesta quinta-feira (19), a vereadora Raíssa Lacerda (PSB), candidata a reeleição, foi uma das presas. Apesar de ter renunciado à candidatura, ela ainda segue presa no Presídio feminino de João Pessoa.

O que disse Cícero

Por volta das 8h40 da manhã deste sábado (28), o prefeito emitiu nota sobre o tema. Afirmou que Lauremília é vítima de perseguição política às vésperas da eleição. CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA:

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi alvo de mais um ataque covarde e brutal, ardilosamente arquitetado por seus adversários às vésperas da eleição, envolvendo sua família.

Com sua liderança consolidada em todas as pesquisas, que indicam vitória já no primeiro turno, seus opositores, nos últimos dias, disseminaram boatos pela cidade sobre uma nova operação. A operação realizada hoje, portanto, já era prevista e foi recentemente denunciada no plenário da Câmara dos Deputados pela deputada federal Eliza Virgínia, que alertou publicamente sobre o uso político de instituições com o objetivo de influenciar a campanha eleitoral em João Pessoa.

Na imprensa, nossos adversários divulgaram versões fantasiosas e inverdades com o intuito de manchar a honra de uma mulher íntegra, respeitada e querida pelo povo paraibano. Lauremília não teme as investigações e, na justiça, demonstrará que é vítima de uma grave perseguição política, orquestrada pelos adversários de Cícero, que claramente utilizam sua influência para esse fim.

Trata-se de uma prisão política. Lauremília tem residência fixa e jamais se recusaria a prestar depoimento ou esclarecer quaisquer fatos. Houve o uso de força desproporcional, já que ela sequer foi convocada para prestar depoimento. Claramente, os adversários de Cícero estão utilizando todos os meios para conquistar o poder a qualquer custo, sem respeito à sua família ou à cidade de João Pessoa.

Lauremília tem uma vida limpa, é uma benfeitora na cidade e do Estado. Ela provará sua inocência, sendo mais uma vítima de injustiça, assim como Cícero também foi.

João Pessoa não pode e não vai retroceder. As injustiças que, mais uma vez, atingem Cícero e sua família não ficarão impunes. A campanha continuará nas ruas para mostrar que nenhuma força política está acima de Deus e da vontade soberana do povo.