PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Quando o Skank ficou parecendo com os Beatles

Todo mundo sabe que o Clube da Esquina, de Milton Nascimento e seus amigos, foi influenciado pelos Beatles. Pegue Beto Guedes, pegue Lô Borges, pegue o próprio Milton – e lá estão as marcas inconfundíveis das canções dos Beatles.

Do mesmo modo, todo mundo sabe que o Skank, o grupo mineiro liderado por Samuel Rosa, foi influenciado pelo Clube da Esquina. Se há, então, algo do Clube da Esquina no Skank, por que não haveria também dos Beatles?

O álbum Cosmotron, do Skank, é de 2003. Está completando, portanto, 21 anos. É nele que está a canção Dois Rios. A música atravessou duas décadas e entra na terceira tão bonita quanto quando foi lançada e apareceu na trilha da novela Mulheres Apaixonadas.

Dois Rios soa como uma canção dos Beatles. Na melodia, nos acordes, nas soluções harmônicas, no arranjo. Sem qualquer exagero, a gente ouve Dois Rios como se estivesse ouvindo uma bela canção dos Beatles composta ao piano por Paul McCartney ou por John Lennon.

Dois Rios tem três autores. É uma parceria de Samuel Rosa com Nando Reis, dos Titãs, e Lô Borges, companheiro de Milton Nascimento no Clube da Esquina. Atrás da influência dos Beatles, perguntei a Nando Reis sobre como a canção foi composta, mas ele me disse que só respondia pela letra.

Dois Rios foi gravada pelo Skank, por Lô Borges, mais tarde por Lô e Samuel num álbum ao vivo e ainda por Gal Costa no show em que ela dividia o palco com Gilberto Gil e Nando Reis. Ouçamos.

DOIS RIOS, Skank

DOIS RIOS, Lô Borges

DOIS RIOS, Gal Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *