PB INFORMA

Notícias da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

presa política da ditadura relembra tortura na Granja do Terror

Seu algoz, segundo suas lembranças, repetia uma única pergunta: “Onde estão os arquivos do partido?”.

O questionamento, aliás, demonstra uma completa aleatoriedade da Ditadura Militar, que via todo mundo como suspeito e como um perigo em potencial. O partido, no caso, era o Partido Comunista Brasileiro, conhecido por “Partidão”, de onde inclusive Maura nunca foi filiada.

Ela não tinha o que responder. Ela não sabia de nada sobre aquilo o que estava sendo questionado. E, assim, a tortura continuaria por toda uma tarde. Em paralelo a isso, agentes da repressão foram até a sua casa. Revistaram o seu quarto, o seu armário. Apreenderam banalidades. Uma revista de um antigo Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), um livro intitulado de “Liberdade sem Medo”, do escritor escocês Alexander Sutherland Neill, que havia sido publicado originalmente em 1960. Um material que, a despeito da aparente desimportância, foi rapidamente classificado como subversivo.

Da Granja do Terror, em Campina Grande, Maura foi levada de carro para o Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) de Recife, que ficava na sede do 4º Exército. Foram mais dez dias de ameaças, maus tratos, condições indignas, violações de direitos básicos. Em todo esse tempo, por exemplo, ela não teve direito a dar um único telefonema para a sua família. E nem mesmo pôde tomar banho. Permaneceu por todo o tempo com a mesma roupa com que fora presa. A essa altura, já suja e mal-cheirosa.

Foi abandonada, de volta a Campina Grande, no meio da noite, num matagal mal iluminado. Sem dinheiro, desorientada, assustada, sem saber como voltar para casa. A propósito, a viagem de volta de Recife para Campina Grande lhe reservaria um último instante de pânico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *